Instalação de novos coletores de resíduos sólidos em pontos estratégicos, facilita o descarte adequado

A Prefeitura Municipal de Macaúbas, através da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a ACATAM – Associação de Catadores de Macaúbas-Resíduos Sólidos, segue fortalecendo o projeto cidade sustentável, com investimentos na melhoria e adequação no recolhimento do lixo reciclável, dando continuidade na educação ambiental voltada para a coleta seletiva dos resíduos sólidos produzidos pela população.

A Secretaria de Meio Ambiente anunciou que foram instalados novos coletores de resíduos sólidos (kit lixeiras) na Praça Imaculada Conceição. As lixeiras contêm as cores padrão definidas pela Resolução CONAMA nº 275, de 25 de abril de 2001, com a lista de alguns dos resíduos a serem depositados, no sentido de orientar o público quanto ao descarte correto.

Para orientação correta no descarte, informativos explicam didaticamente, como utilizar corretamente os equipamentos.

VEJA A CARTILHA DIVULGADA:

Lixeira amarela – METAL: coloque latas em geral, peças de alumínio. NÃO coloque chips, eletrônicos, grampos, esponjas de aço, papel plastificado, papel carbono, etiquetas adesivas e toco de cigarro.

Lixeira azul – PAPEL: coloque papel, jornais, revistas, cartazes, folhetos, papelão em geral. NÃO coloque papel engordurado, papel higiênico

Lixeira verde – VIDRO: coloque garrafas de vidro em geral, copos. NÃO coloque espelho, vidros temperado, ampolas de remédio, porcelana.

Lixeira vermelha – PLÁSTICOS: coloque garrafas e copos plásticos, tampas, sacolas, embalagens de produtos de higiene e limpeza. NÃO coloque adesivos, embalagens metalizadas, cabo de panela, acrílicos, chapa de RX e fraldas descartáveis.

Lixeira marrom – RESÍDUOS ORGÂNICOS: são todos aqueles resíduos de origem vegetal ou animal. Em sua maioria os resíduos orgânicos são produzidos nas residências, empresas, escolas, ou mesmo na natureza, através de decomposição de folhas, troncos, etc. Orientando ainda que a melhor forma de descarte é a compostagem, que pode ser feito em um espaço reservado no quintal de suas casas e/ou em suas empresas.

A Prefeitura informou que o objetivo é ampliar os pontos de coleta na sede. “Hoje já se detecta um bom desempenho da coleta seletiva iniciado na praça principal da cidade de Macaúbas. Esse projeto terá continuidade nos próximos dias, com a instalação de coletores em escolas e demais pontos estratégicos. Esperamos contar com a colaboração de toda população quanto ao descarte adequado dos resíduos em seu recipiente de acordo a sua cor correspondente, seguindo a indicação rotulada nas mesmas”. Disse o representante da SEMMA, que solicita empenho de todos para o êxito deste projeto. Toda equipe se coloca à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Para eventuais dúvidas, o morador deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas – SEMMA, que tem como responsável o Sr. Marbenildo Firmino dos Santos – Secretário Interino.