Em decisão inédita, que contou com ampla divulgação, o município logrou sucesso surpreendente ao se desfazer legalmente de bens móveis tidos como sucatas ociosas.
Conforme planejado pela atual administração municipal de Oliveira dos Brejinhos, visando dinamizar a oferta de serviços, tendo em vista a renovação da frota veicular do município e reorganizar os bens móveis públicos, após seguir todos os trâmites legais, cumprindo à risca os dogmas que regulamentam o bom uso de patrimônio público, a atual gestão, realizou na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, o tão divulgado leilão de bens móveis, comprovadamente tidos como sucatas. Veículos, máquinas e outros inservíveis, que se encontravam inutilizados, ociosos ou obsoletos, antieconômicos ou com manutenção alta para o município, foram colocados para arremate, sendo que os valores arrecadados superaram todas as expectativas imaginadas.
Vale ressaltar, que a decisão se deu em face da comprovação técnica de que os bens seriam inviáveis para recuperação por parte do município, no entanto, ainda recuperáveis ou reaproveitáveis por terceiros.
O leilão começou as 09 horas da manhã de forma presencial e on-line, sendo que, não demorou muito para que todos os itens fossem arrematados, surpreendendo até mesmo a própria comissão organizadora. Mais uma comprovação inconteste do dinamismo e visão empreendedora da atual gestão, uma vez que, estes veículos e equipamentos estavam abandonados há anos, cujo destino seria o lixão. Toda essa gama de bens, que um dia foi útil e na atualidade era considerada como ferro velho, se transformou em recursos consideráveis, que serão investidos em novos equipamentos para servir a população.
A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos realizou o Leilão Público presencial, objetivando a alienação de veículos, máquinas e sucatas considerados inservíveis ao município, conforme discriminado no Edital de Leilão 001/2021, no estado em que os automóveis e materiais se encontravam. O leilão aconteceu nesta sexta-feira, 27 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, sendo arrematados os lotes, obedecendo ao maior lance verbal ou online a partir do preço mínimo. Um feito inédito, que envolveu coragem, determinação e uma visão futurista, tanto do Prefeito municipal, quanto da sua equipe administrativa que arrecadou valores surpreendentes e acima do esperado. q“Arrecadamos com este leilão o montante de R$ 440.600,00 (quatrocentos e quarenta mil e seiscentos reais) e a Prefeitura, praticamente não teve despesas com o processo, exceto algumas taxas de praxe neste tipo de procedimento.” Pontuou o prefeito Silvando Brito Santos. Silvinho ainda aproveitou para agradecer a todos os servidores dedicados e a Comissão de Avaliação de Bens Públicos, que foi nomeada através de portaria, tudo dentro do que recomenda a Lei para a execução dos trabalhos na condução do processo e realização do leilão que atingiu 100% das vendas com um ágil muito superior ao da avaliação inicial. A administração Municipal de Oliveira dos Brejinhos, concluiu com sucesso o Leilão, mesmo em meio a turbulências em tempos de pandemia, alcançando os objetivos na formatação, organização e operacionalização.
Por fim, O Chefe do Executivo municipal, informou que, “não somente estes recursos arrecadados, como todas as demais fontes de numerários possíveis, seja de emendas parlamentares, convênios ou outras parcerias, serão utilizadas com responsabilidade na aquisição de novos veículos, equipamentos e investimentos já programados e que estão em andamento. Além disso, permaneceremos sempre firmes nos propósitos de realizar as transformações necessárias, valorizando nosso patrimônio, mesmo o que muitos consideravam sucata, transformamos em verbas para investir em novas conquistas, tudo faremos no sentido de valorizar as aquisições de recursos, para ações que de fato correspondam com os anseios da nossa gente, utilizaremos cada centavo dos bens públicos, em prol dos anseios de nossa população, concluiu o gestor.