Recuperação de prédios públicos, aquisição de equipamentos de ponta e designação de equipes capacitadas, devolvem a dignidade no atendimento de saúde no município.

Com a inauguração da unidade de saúde na comunidade de Chapada de Cima na manhã desta segunda-feira (31), a gestão “Amor e Trabalho” contabiliza mais um compromisso cumprido, dentro do amplo planejamento de recuperação das estruturas, oferta de equipamentos e profissionais para a ampliação no atendimento e humanização da saúde no município. A Prefeitura investiu elevados valores em recursos para restauração de toda a estrutura física, além de selecionar profissionais capacitados que já acolhem pacientes na unidade em pleno funcionamento.

Nesta terça-feira (01/02), foi a vez da entrega da Unidade de Saúde da comunidade de Jacurutu, que atenderá a população desta região. Assim como na Chapada de Cima, as obras de restauração da unidade de Jacurutu também já foram finalizadas, devolvendo funcionalidade às belíssimas estruturas que se encontravam abandonadas. Importantes equipamentos públicos que deveriam estar em funcionamento há muito tempo e que foram esquecidos pela antiga gestão, o que provocou a deficiência no atendimento e grandes prejuízos ao erário público. Na atual gestão, as Unidades voltaram a receber a atenção do governo municipal, tendo sido totalmente recuperadas e entregues às comunidades para beneficiar duas importantes regiões da área rural.

Essas inaugurações refletem o foco da gestão que desde o início prioriza a transformação no atendimento de saúde. As unidades do Jacurutu e da Chapada de Cima propõem estruturas acolhedoras, dentro dos melhores padrões de qualidade, modelo UBS Tipo 1, que facilita as práticas da Atenção Básica. E são compostas por: recepção; sala de espera; sala de vacina; sala de triagem; sala de nebulização; sala de procedimentos; sala de reunião; sala de curativos; dispensação de medicamentos; consultórios médicos; consultório de enfermagem; consultório odontológico; depósito materiais de limpeza (DML); central de material esterilizado; banheiro dos funcionários; sanitário masculino; sanitário feminino; sala da administração; almoxarifado; expurgo; copa e amplo espaço externo para estacionamento.

Lamentando o enorme descaso para com as unidades de saúde no governo anterior, o prefeito Silvando Brito esclareceu que as obras de recuperação foram postas como prioridade, tendo a sua equipe se esforçado para devolver esses equipamentos de saúde à população, pois a indignação e necessidade dos moradores eram gritantes. “Ninguém aceitava nem entendia como duas estruturas modelo, foram largadas inativas, entrando em deterioração, com os moradores necessitando de atendimento médico. Atitudes politiqueiras que causaram prejuízos incalculáveis ao povo destas regiões.” Destacou o gestor.

O prefeito lembrou ainda que era um compromisso da sua gestão, recuperar e concluir esses postos de atendimento, por uma questão de consciência administrativa e zelo pelo patrimônio público. Essa também era uma das principais reclamações dessas comunidades que por quatro anos sofreu sem atendimento, tendo que se deslocar para outros cantos e para a sede do município, muitos inclusive, já haviam perdido as esperanças de contar com o benefício da saúde perto de casa.

“A vontade de nosso povo foi respeitada. Esses espaços, que foram deixados de lado no passado, irão garantir mais qualidade de vida à nossa população e, ao mesmo tempo fazer com que o dinheiro aplicado aqui atinja seu principal objetivo, que é atender a saúde dos moradores dessas comunidades.” Finalizou o Gestor.

FOTOS: ASCOM