Utilizando de medidas austeras, a equipe administrativa se viu obrigada a baixar decretos que proíbem a circulação e funcionamento de serviços essências apenas por delivery pelo período de uma semana.
Sempre preocupado com a prevenção ao contágio, desde que assumiu a gestão municipal de Ibitiara, o prefeito Wilson de Bududa, buscou reforçar as equipes de saúde, monitorando as ações e incentivando a imunização dos moradores, apesar da escassez de vacinas destinadas ao município. Mesmo tendo ultrapassado o número de 3 mil vacinados, percebendo a necessidade de frear o avanço da COVID que já contaminou 502 pessoas, provocando 06 óbitos, a gestão entendeu a necessidade de lockdown.
Obedecendo todos os protocolos e decretos estaduais, além de seguir as orientações da OMS, considerando a gravidade da situação com o aumento de casos, o município de Ibitiara, através do Decreto n° 095/2021 de 27 de abril de 2021 adotou medidas mais rígidas para diminuir a disseminação do coronavírus. Passam a valer hoje (sexta-feira 30), a partir das 18h, as regras que incluem a proibição de circulação de pessoas e veículos nas vias públicas da cidade, salvo para aquisição de medicamentos ou atendimento médico.
O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com a antecedência necessária, além de ter sido amplamente divulgado na sede e comunidades rurais, para que todos tomassem conhecimento de que, a partir de hoje (30), até o dia 7 de maio, estarão em vigor as normas determinadas. A prefeitura teve o cuidado de resguardar o funcionamento das atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia e os serviços essências como: supermercados, padarias, distribuidoras de água e gás e açougues, que podem operar de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio. Buscando inibir as aglomerações, está proibida a venda de bebida alcoólica durante todo o período, inclusive na modalidade delivery.