Ilustre filho retornará à casa, para reativar importante serviço no atendimento das demandas para os jurisdicionados, especialmente os mais carentes.

O município de Paramirim, terá a honra de receber pela segunda vez em curto espaço de 90 dias, para entregar oficialmente mais um serviço de elevada relevância para a oferta de atendimento judicial, dentro de uma política de conciliação e de demais métodos autocompositivos de solução dos litígios. O Desembargador Presidente Dr. Lourival Almeida Trindade, faz questão de participar da solenidade, mesmo que restrita devido à pandemia, para que seja reforçada na região a nova postura do TJ-BA, com uma mentalidade voltada à conciliação, mediação e ações que busquem solucionar o maior número possível de conflitos, evitando assim os litígios processuais.

O CEJUSC de Paramirim que passa a funcionar na Rua Coronel Rafael Rodrigues 97, é fruto de uma parceria entre o TJ-BA, a FAIVALE – Faculdade Independente de Vale do Paramirim e terá todo suporte da Prefeitura Municipal. “Será uma honra receber Dr. Lourival e participar desse projeto que só benfeitorias trará à nossa terra, especialmente no acesso gratuito à justiça. Só tenho a agradecer ao nosso conterrâneo ilustre Dr. Lourival Almeida, homem iluminado, que além de transformar a imagem do Tribunal de Justiça da Bahia, está atento a todos os setores, sempre visando desburocratizar, aproximar o cidadão, promover acessibilidade aos que necessitam do amparo, para garantir seus direitos.” Disse o vice-prefeito e conceituado advogado Dr. João Ricardo.

Para o Advogado Dr. Lucas Iago, que juntamente com outro ilustre paramirinhense Professor Raymundo Vianna, idealizaram a primeira Faculdade Presencial no Vale do Paramirim (FAIVALE), tendo sido os propulsores na instalação do CEJUSC, “a atenção e carinho de Dr. Lourival para com a disseminação dos CEJUSCs, comprova a consolidação da rede de solução de conflitos em todo o Estado. O Presidente já demonstra na prática, sua intenção de continuar expandindo essa rede por diversas Comarcas. Assim, sua gestão que moralizou e impulsionou a justiça, vai mostrando efetivamente à sociedade, que a conciliação deve ser uma opção primária”, destacou o advogado. Também está confirmada a presença do Juiz da Comarca Dr. Raimundo Saraiva, da Promotora Dra. Karina Freitas, do Prefeito Gilberto Brito, além de advogados e demais convidados.

A cerimônia simbólica, com número restrito de participantes, marca a consolidação dos avanços propostos no âmbito do Poder Judiciário Regional. Depois da ampla reforma do fórum local, o Centro Judiciário de Conciliação, situado em outro endereço, complementa e reforça os atendimentos pré-processuais. Segundo Eliude Rosa, representante do NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos do TJ-BA, “estes Centros são um exemplo no campo da conciliação. O Tribunal de Justiça da Bahia sabe do significado e importância da mediação de conflitos e estamos cada vez mais comprometidos em promover e difundir os métodos autocompositivos como forma alternativa na solução de conflitos, tornando se mecanismo de desenvolvimento de cidadania, propiciando o verdadeiro acesso à justiça tão almejado pelos cidadãos. Fico extremamente feliz em ir participar de mais uma inauguração do CEJUSC”, enfatizou ela.