Após incertezas e nenhuma previsão, deve chover durante esta semana em diversas regiões da Bahia, inclusive no Vale e Chapada. Pelo menos é o que apontam as previsões divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Climatempo. As notícias são de tempo nublado e chuvas até terça (22).
Caso se confirmem estas expectativas As chuvas são causadas por uma frente fria que estacionou durante mais de uma semana no Sudeste e, quando se encaminhou para o Espírito Santo, provocou umidade em alguns municípios da Bahia, do Piauí e do Sertão pernambucano. As boas previsões para os próximos dias não garantem o fim da estiagem, porém, almeja-se que pelo menos alivie o quadro de seca que é cruel.
Nossos reservatórios estão nas condições mínimas de armazenamento, à exemplo do Zabumbão, Rio de Contas, dentre outros, que com essas chuvas se confirmando, poderão elevar seus níveis e pelo menos proporcionar certa tranqüilidade neste cenário de dificuldades para o homem do campo e toda a população.
“Em pontos onde existem reservatórios pequenos ou de médio porte essas chuvas ajudam bastante porque pequenos açudes e rios passam a receber água que há tempos não mais existe, exceto lama. Mas, para melhorar o quadro de seca, é preciso que caia chuva por, pelo menos, um mês. Não adianta chover demais, se isso não acontecer com freqüência”, alertou um dos ambientalistas, salientando que, além de armazenar água, é preciso também dar manutenção à barragem que inspira cuidados e incentivar a produção agrícola.
Os sertanejos se enchem de esperança, quando as chuvas chegam, é um período de alegria, vida e alívio. Em algumas localidades, como Boquira e Macaúbas, as chuvas são mais necessárias e aguardadas, pois, até para o consumo humano, já é escassa a água. Mesmo estando parte da população beneficiada com o programa Água para Todos, do governo federal, o sistema é precário e nunca chegou a satisfazer todas necessidades dos agricultores e pecuaristas.
Mesmo com a proximidade das chuvas, prefeitos de municípios do Vale e do Sertão, não devem desistir de seus pleitos. É necessária a construção de pelo menos uma nova barragem de grande porte por aqui. Devem se reunir com o secretário Estadual de Agricultura, com o governador e levar este pleito ao governo de Dilma que está nadando em dinheiro com recordes de impostos e fazendo dos municípios, miseráveis que apelam pelas migalhas de um governo centralizador de poder e do dinheiro público.