Institutos meteorológicos preveem bons volumes durante toda a próxima semana. Precipitações devem se intensificar no domingo (21) e tempo chuvoso deve permanecer até o final do mês de janeiro.
Mesmo com as chuvas que já caíram nos municípios da região, aliviando o terrível sofrimento de produtores e de toda a população, a quantidade ainda não foi suficiente para afastar preocupações, fazer encher os reservatórios e vingar a plantação. No entanto, pelas pesquisas e investigações realizadas junto aos institutos meteorológicos, nossa reportagem vislumbrou mais uma excelente notícia, que se confirmada, deverá aliviar de vez a angústia dos nossos irmãos nos diversos municípios da região que todos os anos aguardam o retorno das chuvas em abundância.
As previsões indicam que as precipitações pluviométricas voltarão a atingir todas as cidades da região com força e intensidade, a partir do dia 20 (próximo sábado), persistindo até pelo menos dia 29, já no final do mês de janeiro. Os modelos meteorológicos estão indicando a possibilidade de aumento no volume das chuvas a partir do início da próxima semana. No entanto, antes disso, como de costume, as temperaturas deverão voltar a subir e o calor ficará mais intenso, com possibilidade de máximas próximas a 40ºC em algumas localidades até sexta-feira (19).
As chuvas que se aproximam, segundo o INMET, o Clima Tempo e outros órgãos que monitoram, inclusive da Secretaria de Agricultura do estado, estão em processo de migração da região sul para outras regiões do país ao longo desta semana, chegando ao nordeste nos próximos dias. Pelo menos por enquanto, não há previsão de tempestades para a nossa região, no entanto, por se tratar de previsões, caso haja alterações no comportamento do clima no decorrer dos próximos dias, certamente o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deverá divulgar alertas para as áreas que oferecerem risco.