Segundo resultado apurado pelo Jornal O Eco, o atual Secretário Municipal de Saúde obteve 55% na condição de pré-candidato do grupo da situação.
Conforme já havíamos noticiado, apesar de ainda distante do pleito municipal marcado para outubro do ano que vem (2024), nos bastidores políticos de diversos municípios da região, o clima já é de acirramento pela definição de nomes que devem estar encabeçando as chapas pelas sucessões nas prefeituras dos municípios da Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo, Chapada Velha e adjacências. Diante deste cenário e buscando estar antenado com este fenômeno, o Jornal O Eco, baseado em informações que já são públicas, traçou alguns cenários, para avaliar potencialidades políticas nas referidas cidades.
Na pesquisa de opinião realizada por iniciativa própria no município de Boquira, o Instituto apresentou em seu questionário, indagações sobre a intenção de votos dos entrevistados, no intuito de colher o que pensa neste momento, o eleitorado sobre o tema eleições 2024. Com perguntas espontâneas e estimuladas, obedecendo todos os critérios estatísticos de uma amostragem, foi possível auferir o posicionamento atual dos entrevistados. Na questão espontânea (quando não são apresentados os nomes) o Eco perguntou: Se a eleição para prefeito municipal que está prevista para 2024, fosse hoje, em quem o entrevistado votaria: Neste quesito, o atual Secretário Municipal de Saúde, Alan França, pontuou com 54% das intenções de voto, seguido por Drª Heloísa, advogada e liderança atuante, que obteve 9%, o ex-prefeito Marco Túlio recebeu 8% das intenções, Dr. João Carlos pontuou com 7% e o ex-Controlador Geral, Patrício com 1%. Os que afirmaram não ter intenção de votar em nenhum foram 4% e ainda uma parcela de 17% dos entrevistados não soube ou não quis opinar.
Buscando avaliar os nomes de maior evidência de momento no cenário político local, o Instituto apresentou a mesma questão de forma estimulada e o resultado indicou que: Alan França aparece com 55% das intenções de voto, enquanto Drª Heloísa vai a 10%. O ex-prefeito Marco Túlio repete o percentual de 8%, empatado com Dr. João Carlos que também atinge 8%. Uma parcela de 3% dos entrevistados afirma não ter intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados e outros 16% não souberam ou preferiram não opinar nesta questão. O Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, mediu também o índice de rejeição, apresentou cenários com prováveis embates diretos, conforme pode-se acompanhar nos gráficos, além de buscar colher a percepção do entrevistado, independentemente da sua intenção de voto, sobre quem na opinião popular, teria mais chances de ganhar as eleições municipais se elas fossem acontecer no momento da entrevista.
Ainda restando praticamente 01 ano e 07 meses para a realização do pleito municipal, considerando que a pesquisa de opinião e de intenção de voto reflete a situação de momento, pode-se afirmar que o atual Secretário Municipal de Saúde do município de Boquira, desponta nesse levantamento estatístico como favorito para a sucessão. No entanto, muita coisa ainda pode acontecer ao longo desse período. A pesquisa foi realizada dentro dos parâmetros estatísticos pela empresa O Eco comunicação e Marketing Ltda CNPJ: 11.134.397/0001-20, credenciada junto ao CONRE – Conselho Regional de Estatística 5ª região sob o nº 8377. Foram ouvidas 504 pessoas da sede e área rural pelo sistema de amostragem, utilizando o método face a face. A pesquisa possui um índice de confiança de 95% ou 0,05 de significância. Erro padrão 5%.