A produção das máscaras faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo núcleo de apoio à crise do coronavírus montado pela Prefeitura Municipal.

O Município de Macaúbas, ainda sem registro oficial de infectados com o novo coronavírus, se articula desde o início, com planejamento e ações integradas, coordenadas pela prefeitura municipal e com o apoio integral do Prefeito Amelinho e da Primeira dama Flordenice, que acompanham diariamente as atividades nas diversas frentes de batalha, em reuniões com equipes de campo, agentes de saúde e endemias, profissionais de saúde, campanhas de conscientização e até no monitoramento das medidas adotadas. Todos envolvidos no espírito de solidariedade, para que o município supere as dificuldades dessa pandemia.

Além das barreiras sanitárias, mobilização de seguranças, policiais e agentes, fiscalização para o cumprimento das normas de isolamento social, equipes das mais diversas secretarias atuam em frentes importantes, à exemplo da confecção de máscaras protetivas, que reúne costureiras e colaboradores, para nos próximos dias baterem a meta inicial de cinco mil máscaras confeccionadas e distribuídas para a população. As máscaras de proteção contra a COVID-19 produzidas pelo ateliê montado, começarão a ser distribuídas, ainda esta semana, durante abordagens que estão programadas e também pelo sistema de distribuição domiciliar, evitando aglomerações.

De acordo com Flordenice, “a ideia é beneficiar inicialmente os idosos e demais moradores da sede e área rural, que compõe o grupo prioritário, estendendo a distribuição para que alcance o maior número possível de pessoas”. A primeira dama disse que “é surpreendente a disposição dos colaboradores, que anseiam em ajudar de alguma forma para que o município consiga superar esse grande mal que se abateu sobre todos os seres no mundo”. 

Ainda sobre a logística de confecção e distribuição de máscaras, Flordenice explicou a necessidade do isolamento social, pois é a forma mais segura até o momento. “A higiene pessoal, lavar as mãos constantemente, os cuidados para não interagir próximo a pessoas, manter distância nas filas de bancos, farmácias, supermercados e demais estabelecimentos, aliados ao uso das máscaras protetivas são muito importantes, no entanto, não podemos abandonar o isolamento social. Assim estaremos aumentando nossas chances contra essa doença”. Lembrou ela.

 Além da doação de materiais, a campanha também têm recebido reforços importantes de profissionais especializados, além de adequação de instalações e equipamentos. Contando a cada dia com a contribuição da sociedade macaubense que se conscientiza dos riscos e a ajuda de voluntários dispostos em contribuir com a campanha e se interessam em participar das ações que vão se multiplicando pelo bem estar de todos.