A Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social dá início ao Projeto Horta Comunitária junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O projeto tem como objetivo proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que recebem cesta básica pela Secretaria a complementação nas condições de alimentação, proporcionando-lhes mais uma fonte de nutrimento.
O projeto está sendo iniciado a partir do trabalho com crianças que frequentam os grupos de acompanhamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que acontece diariamente no campus da FAMAC.
A primeira atividade foi realizada pela psicóloga Taiana Oliveira, Responsável Técnica pelos programas para infância da Secretaria de Assistência Social, com apresentação da proposta da Horta Comunitária para as crianças a partir de material expositivo com fotos e vídeos que contam sobre o projeto de uma horta no ambiente escolar.
A atividade teve como objetivo conscientizar sobre a relevância da proposta e seus benefícios associados à saúde, participação ativa na construção do espaço, além de aprendizados sobre sustentabilidade e ecologia.
“Os próximos passos contarão com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e já daremos início ao cultivo de hortaliças, com posterior envolvimento dos familiares nas atividades”. Esclarece.
“Estimamos o envolvimento de diversos atores durante o andamento desse projeto: crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência, famílias que recebem benefícios eventuais e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”. Conclui a coordenadora.