O senador Jaques Wagner vai confirmar a pré-candidatura ao Governo da Bahia até o final do mês de janeiro enquanto o Partido dos Trabalhadores prepara forte investida na reestruturação das bases e planejamentos eleitorais nos municípios.

O senador Jaques Wagner vai lançar a pré-candidatura ao Governo da Bahia até o final do mês de janeiro. O petista vem sendo pressionado a se colocar oficialmente na disputa desde dezembro do no passado, quando o principal adversário, ACM Neto (DEM), fez um grande evento no Centro de Convenções anunciando que está confirmado no páreo. Apesar da demora, o Partido dos Trabalhadores da Bahia, também dará início no dia 15 janeiro a uma série de encontros em todos os territórios de identidade do estado para discutir a renovação e atualização programática de Políticas Públicas (NEPP). Serão realizados, no total, 11 Encontros Territoriais, começando pela Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas, no dia 15.

Os encontros reunirão representantes de todos os territórios, estando programadas novas filiações e reformulação de diretórios municipais, além de uma aproximação com a militância do interior, para a mobilização da campanha de 2022. Inicialmente marcados paras cidades de Alagoinhas, Conceição do Coité, Feira de Santana, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Ibotirama, Seabra, Vitória da Conquista, Amargosa, Itamaraju e Itabuna, essas reuniões devem se estenderem para outros municípios, como Guanambi e há a expectativa de um encontro regional no Vale do Paramirim, após o dia 20 de fevereiro. A ideia é reunir em cada um desses territórios, dirigentes partidários, deputados, deputadas, prefeitos, prefeitas, vices e vereadores.

Além disso, serão debatidos os informes da articulação eleitoral construídos no GTA (Grupo de Trabalho de Acompanhamento/ Articulação) e a agenda da Nova Primavera para formação de educadores, educadoras e militantes, além do calendário do PT Solidário, campanha de arrecadação de alimentos para as cidades atingidas pelas chuvas. Vale lembrar que o vice de Wagner que até o momento é uma incógnita, pode seguir a tendência em manter alguém do PP, que hoje está na vice do governador Rui Costa com o presidente estadual, João Leão, continue na vaga. Nacionalmente, o PT também se prepara para lançar oficialmente o candidato à Presidência antecipando para fevereiro o evento que estava programado para março, depois do carnaval.

A festa do partido está sendo articulada para Belo Horizonte, quando Lula assume em público pela primeira vez a sua candidatura ao Palácio do Planalto durante a comemoração dos 42 anos de fundação do PT. O evento tem data marcada para os dias 10 e 12 de fevereiro e deve contar com convidados internacionais, como líderes políticos latinoamericanos e até europeus. Com isso, o PT definitivamente parte para a luta, desde o realinhamento com as militâncias de base na Bahia e no Brasil, até o anuncio definitivo do nome de Lula, ato que certamente terá repercussão internacional.