O fogo, que teve início em Livramento e subiu as encostas, causou muita fumaça e assustou moradores de comunidades próximas.
Brigadistas de Rio de Contas e Livramento, juntamente com os Bombeiros ainda atuam no combate e rescaldo ao incêndio de grandes proporções que atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região da Serra das Almas, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, portal de entrada da Chapada Diamantina, que mais uma vez, foi atingida por incêndio devastador.
O fogo, que teve início na quinta-feira (7), tem causado muita fumaça e assustado moradores de comunidades próximas. Eles contam que a queimada teve início em Livramento e seguiu morro acima devastando toda a vegetação. Ainda de acordo com os moradores, corpo de bombeiros e brigadistas trabalham para controlar as chamas.
Em boletim desta sexta-feira (8), o Inpe Queimadas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, aponta 215 focos de incêndio. As cidades com maior registro de queimadas continuam sendo as da região Oeste. Barra encabeça a lista com 59 focos, seguida de Buritirama e Cotegipe, com 22; e Mansidão, com 14. O cerrado segue como o bioma mais afetado na Bahia, com 73% dos focos de incêndio no estado. Depois, vem a caatinga, com 19,5% e a mata atlântica, com 7,4%.