Para além da pauta do dia na Câmara de Vereadores, o debate nesta segunda-feira (17) tomou rumos inesperados escancarando uma guerra política entre o grupo da gestão e ex-aliados que agora fazem oposição. Secretária foi acusada de sérias denúncias como “rachadinhas”, pagamentos irregulares de serviços e até recebimento de auxílio funeral.
Uma discussão na câmara municipal de vereadores, trouxe à tona escândalos envolvendo a atual secretária de Assistência Social e seus familiares. O episódio revelou fissuras dentro do grupo político do prefeito Dr. Ricardo, que, apesar de perder aliados importantes, incluindo vereadores de peso e, consequentemente, a maioria na Câmara, segue adotando uma postura de enfrentamento.
Na última sessão do legislativo ocorrida na noite desta segunda-feira 17 de março, o clima foi de embate. A secretária de Assistência Social subiu à tribuna para segundo ela, representar sua mãe que é vereadora, e se defender de supostas críticas feitas pelo vereador Cleiton Vieira Batista — jovem edil mais votado no pleito passado e ex-aliado do prefeito. No entanto, ao responder as acusações da secretária sobre um suposto recebimento indevido do Bolsa Família, Cleiton revidou e apresentou sérias denúncias. Entre elas, mencionou supostas “rachadinhas”, pagamentos irregulares de serviços que deveriam ter sido licitados e o recebimento de auxílio-funeral pela secretária no falecimento de sua avó.
CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO DA SESSÃO COMPLETA
A sessão foi marcada por momentos tensos. O prefeito, já visto por muitos como autoritário, enfrenta um enfraquecimento crescente. Ele tem o irmão como vice e a esposa como secretária de Finanças, o que tem sido alvo de críticas. Antes mesmo de concluir sua fala na tribuna, a secretária de Assistência Social anunciou que deixaria o recinto, o que gerou surpresa e vaias dos populares presentes. O vereador Cleiton, que fora mencionado diversas vezes, provocou a secretária Jéssica Batista para que permanecesse e ouvisse as denúncias. Durante a sessão, ele expôs documentos que, segundo ele, comprovam as graves irregularidades e exigem investigação urgente, especialmente por envolver possíveis desvios de recursos públicos.
O jornal O Eco teve acesso a vídeos que registraram as discussões e as denúncias feitas na sessão, que podem requerer intervenção do Ministério Público. Para além da pauta do dia, o debate tomou rumos inesperados e escancarou uma guerra política entre o grupo da gestão e ex-aliados que agora fazem oposição ferrenha. Caso o embate continue, a governabilidade de Dr. Ricardo pode ser comprometida, uma vez que a maioria dos vereadores tem demonstrado resistência às decisões do executivo.
VEJA VÍDEOS RESUMOS DAS FALAS DA SECREETÁRIA E DO VEREADOR:
Outro ponto que favorece a oposição é o fato de o grupo do prefeito mirar ataques justamente contra as lideranças jovens, carismáticas e bem avaliadas. Os vereadores Cleiton Vieira e Verônica Silva Lopes, presidente da Câmara, são alvos frequentes, mas cada investida parece surtir o efeito oposto: fortalecê-los perante a opinião pública. Ambos já são cotados para formar uma chapa majoritária nas próximas eleições, contando com o apoio de líderes políticos e de um crescente grupo oposicionista.
Embora qualquer especulação sobre o próximo pleito ainda seja prematura, as recentes crises no grupo da situação só acirram os ânimos e fragilizam ainda mais a gestão. A equipe de reportagem do jornal O Eco tentou contato com o vereador Cleiton e com a secretária de Assistência Social para comentarem sobre as denúncias, mas não obteve retorno. Fontes ligadas à oposição afirmam que Cleiton, Verônica e outros vereadores estão decepcionados com a condução política do prefeito, que teria adotado um estilo autoritário e centralizador.
Parabéns Cleiton, mostrando as irregularidades da atual gestão está agindo perfeitamente e isso que um vereador devem fazer
Parabéns vereador Cleiton esse sim tá comprido seu papel de vereador
E inaceitável uma situação dessa em Tanque Novo. Essa pessoa toda recebendo salário fantasma. Pessoas que não precisam recebendo auxílio funeral. E quando uma pessoa precisa de um transporte para a saúde em Guanambi, não dão.