Finalizado todo o período eleitoral, campanhas, embates acirrados no campo físico e virtual, finalmente conhecemos os eleitos nos diversos cantos do país. Com exceção do novo presidente da república, que conheceremos após a disputa do segundo turno, estão definidas as vagas de senadores, governador, no caso da Bahia, deputados estaduais e federais, que a partir de janeiro de 2019, assumirão os cargos para os quais foram eleitos pelo voto popular.
Essa foi a eleição, cuja campanha se mostrou mais forte no campo virtual, as redes sociais foram sem dúvidas, o maior meio de propagação de ideias, veiculação de projetos, enfim, candidatos, apoiadores e simpatizantes, povoaram todos os canais da net. Nem mesmo os veículos de comunicação online como sites, blogs e portais de notícias, foram capazes de acompanhar com a mesma velocidade, as notícias e movimentos políticos como as redes sociais. É evidente que devido a enxurrada de fake news, a referência sobre a veracidade dos posts, permaneceu sendo as empresas de comunicação que gozam de idoneidade.
Ainda no clima eufórico das comemorações, alegria dos vencedores e decepção dos que não obtiveram êxito, é hora de contabilizar os dados, revendo resultados de forma detalhada, para compreender de fato, como foi o desempenho de cada grupo político, o que as urnas indicam para o futuro das pessoas e dos agentes públicos que apoiaram esse ou aquele nome.
Em nossa região, apenas em Paramirim e Oliveira dos Brejinhos, os prefeitos não conseguiram repetir o sucesso das eleições municipais e perderam para a oposição. Em Paramirim, o ex-prefeito Dr. Júlio ainda comemora a vitória dos seus candidatos, que de acordo com os cálculos, ultrapassaram os do prefeito Gilberto Brito com margem expressiva de votos, demonstrando que a maioria do eleitorado está insatisfeita com a atual gestão. Também em Oliveira dos Brejinhos, o ex-prefeito Silvinho e seu grupo, deram um verdadeiro show de votos contra o atual prefeito Carlito, que sofreu a maior derrota proporcional da região.
Em Dom Basílio, retribuindo a todo esforço e a verdadeira transformação experimentada nos primeiros meses de uma administração revolucionária, o povo votou maciçamente, registrando a maior vitória da história para o grupo do prefeito Roberval Meira. Livramento de Nossa Senhora, apesar de não estar realizando uma administração exemplo, os candidatos do Prefeito receberam boa votação.
Em Rio de Contas, o desempenho extraordinário do prefeito e seu grupo, tendo transformado a realidade local através de obras e ações de vulto, receberam o reconhecimento da maioria absoluta da população em forma de votos aos seus candidatos. Dr. Cristiano venceu em praticamente todas as urnas do município. O mesmo aconteceu no vizinho município de Érico Cardoso, que é administrado por Dr. Érico que entra para a história por literalmente massacrar seus oposicionistas, a diferença de votos foi extraordinária em favor do grupo da situação.
Caturama demonstra com o resultado das urnas, que o prefeito Dr. Paulo Mendonça se tornou o líder mais forte dos últimos tempos. O prefeito com sua humildade, trabalho e grande poder de diálogo, conseguiu brocar nessas eleições, com direito inclusive a distribuir votos para quatro deputados candidatos da situação, isso sem falar nos chamados votos de amizade.
Em Rio do Pires, o prefeito Vânio, o ex-prefeito Gildásio e lideranças da situação, confirmaram as expectativas, conseguindo vitória incontestável, diminuindo visivelmente a polarização, desidratando bastante as forças de oposição.
Em Ibipitanga os resultados já eram esperados, afinal, o prefeito Edypan e o ex-prefeito Beto, formam a dupla que mais fez pelo povo da terra em todos os tempos. O município segue experimentando todas as formas de transformação na vida das pessoas. Ibipitanga que já é destaque regional pelo trabalho realizado, deu um banho de votos na enfraquecida oposição que amargou baixo desempenho também nesse pleito. Em Macaúbas, o prefeito Amelinho confirmou a liderança, dando aos seus deputados praticamente o triplo da votação obtida pelas forças de oposição.
O prefeito Luciano da Farmácia, também fez bonito nessas eleições, diferença extraordinária de votos se comparados os deputados apoiados pelo grupo da situação com a oposição que hoje agoniza sem rumo em Boquira. O jovem grupo do prefeito demonstrou mais uma vez, força e prestígio em cada canto do município, cuja população reconhece de público toda dedicação e aprova mudanças de postura na condução do executivo. Confirmando as pesquisas do jornal O Eco, Boquira e todas as demais cidades da região, se mostraram politizadas e capazes de julgar seus representantes.
OS DERROTADOS:
Derrotados de forma explícita, foram os prefeitos de Paramirim (Gilberto Brito PSB) e Oliveira dos Brejinhos (Carlito PSB), que agora terão que conviver com uma oposição fortalecida e cada vez mais atuante.
FOTO 01: Reunião política de Gilberto Brito – FOTO 02: Reunião de Dr. Júlio
A diferença entre os municípios cuja população em sua maioria é hoje oposição, foi que em Oliveira dos Brejinhos ainda não se tem notícias de qualquer “treta” envolvendo os dois lados políticos, enquanto em Paramirim, talvez atordoado com a pancada das urnas, o prefeito e seu grupo não se conformaram ainda com a situação vexatória e distorcendo dados, fazem contas invertidas e até ensaiaram uma comemoração dos derrotados. Os nervos estão a flor da pele, discussões e até ataques dão a tônica de antecipação da disputa municipal de 2020 que promete ser destaque na região.
Muitos preferem não interligar os resultados da eleição de governo e deputados nos municípios com o pleito que elegerá novos prefeitos e vereadores daqui a exatos 02 anos. No entanto, a história demonstra que esse tem sido um fator decisivo, ou pelo menos um termômetro que indica o nível de satisfação do eleitor com este ou aquele grupo político, tendo tal tendência, na maioria das vezes, influenciado no pleito municipal. Tudo depende muito do desempenho dessa parceria entre prefeitos, lideranças e os seus representantes eleitos. Se estiverem afinados, o trabalho flui e a população sendo beneficiada, costuma reconhecer nas urnas o empenho.
Em resumo, os resultados das eleições deste ano, demonstram na prática a força de cada grupo, líder político. No nosso caso, a região apresentou surpresas boas e outras muito desagradáveis para quem aspira a disputa e pretendia elevar a moral diante do eleitorado. Tem gente com dor de cabeça, imaginando o que pode ter acontecido com a sua expectativa de votação que não apareceu nas urnas.