Uma das mais tradicionais folias de momo de todo o interior baiano, que a cada ano supera seu próprio recorde de público e animação, confirmou as expectativas e em pleno período de recessão, recebeu um público excelente que prestigiou os dias de alegria e descontração em Rio de Contas.
Estimativas da Polícia Militar, dão conta de que um público circulante em torno de 25 mil pessoas, visitou a cidade. Isso, provocou um crescimento das vendas no comércio e serviços, que aumentou cerca de 30% em relação ao ano passado. “Só tenho que agradecer porque vendemos acima do que esperávamos”. Disse um dos comerciantes.
Dizem os especialistas que quando um país está em crise econômica, os setores menos afetados, são a gastronomia, o lazer e o turismo. O carnaval é a “carteira de identidade” do brasileiro, se não há carnaval, os foliões vão procurar um lugar para festejar. Baseado nessa expectativa e buscando ofertar o lazer de qualidade aos filhos da terra e turistas, a Prefeitura, em parceria com entidades privadas e públicas à exemplo da BAHIA TURSA, realizou um belíssimo espetáculo.
A realização do carnaval trouxe foliões da região da Chapada, do Oeste, Sudoeste e sul da Bahia, além de estrangeiros e turistas de vários pontos do país que vieram em grande número e brincaram no carnaval da paz em Rio de Contas.
A cidade é referencia na Chapada Diamantina, sendo um grande exemplo que agrega locais turísticos com muitas alternativas, o ‘Rio de Contas INDOR’, atração à parte que aconteceu no domingo, incrementou e deu mais energia à festa popular que ocorreu nos dois palcos na praça da Matriz, onde se apresentaram várias atrações artísticas que encantaram a todos. No palco alternativo, o melhor dos antigos carnavais das marchinhas, uniu os apaixonados por samba e axé.
Uma diversão sadia, que contou com a proteção dos homens da Polícia Militar, proporcionando tranquilidade e lazer igualitário, onde o folião de todas as idades se esqueceu, pelo menos nesse período, das crises, dificuldades do dia a dia e curtiu num clima de paz e muita animação.
Apesar dos protestos de alguns que ainda insistiam em permanecer “no clima”, com gritos de entusiasmo, apesar da algazarra dos últimos a deixarem a praça da folia, o tempo não para e assim, mais um carnaval acabou!
A folia de 2016 chegou ao fim, foi hora de descanso merecido e logo o retorno ao cotidiano que aguardava cada brincante. Foi bom demais! Pelo menos por estas bandas da Chapada, ainda se pode brincar em paz, tranquilidade e animação.
A todos que estiveram presentes e brincaram em paz e a toda a segurança e organização, parabéns por mais uma edição de Sucesso e até 2017!