Apesar das imensas dificuldades pelas quais o país, a Bahia e os municípios atravessam, mesmo com uma situação crítica encontrada pela atual administração, a realização do carnaval 2017 será possível em Rio de Contas, graças à união de forças com parcerias público/privada para que a maior festa do município, reunindo milhares de turistas de todos os cantos, seja realizada com carinho, organização e muita alegria. Isso foi a constatação da nossa reportagem, que esteve visitando os bastidores, conversando com organizadores e registrando o brilhante trabalho realizado pelos artesãos da terra, bem como ornamentação e obras de arte que certamente encantarão a todos nos dias de folia.

Conduzidos pela primeira-dama do município, estivemos em contato com Secretários, coordenador de cultura, mestres em esculturas gigantes, dentre outros. Presenciamos uma grande mobilização na preparação da folia, que este ano busca resgatar toda a tradição e entusiasmo. Com a inclusão dos artistas filhos da terra – artesãos, artistas plásticos e músicos, todos estarão juntos pelo sucesso total do mais famoso carnaval do interior baiano. Um clima de expectativa e muita dedicação já reina no barracão e demais locais, onde tudo está sendo preparado.

Segundo a primeira-dama Mariana, Rio de Contas recebe milhares de visitantes no período momesco, porém, nos últimos tempos, não havia um cuidado maior e a preocupação em receber bem o turista. Ainda, segundo ela, os organizadores já se mobilizam no sentido de ampliar os espaços públicos para receber com maior conforto o folião. Foi extinta uma festa fechada que incomodava e restringia o trânsito em ruas do centro, haverão mais estacionamentos, segurança e comodidade aos visitantes. “O folião deve saber que estamos fazendo o nosso melhor para acolher a todos de forma digna e responsável”. Resumiu.

O carnaval de Rio de Contas, é hoje disparadamente a melhor opção na chapada, regiões sudoeste e oeste, por agregar no município o que há de mais contagiante na cultura regional, hospitalidade, conforto, hospedagens diversas, megaestrutura com palcos distintos, atrações diversificadas que agradam desde os amantes das marchinhas, até o mais exigente folião que é contemplado com grandes bandas de axé. Tudo isso sem falar nos encantos da natureza, recantos relaxantes, trilhas, cachoeiras, a prainha da barragem, os caldeirões da Ponte do Coronel e a concorrida Cachoeira do Fraga.

Acompanhe os depoimentos dos representantes do poder público municipal e principais responsáveis pela organização da festa:

 

Secretária de Turismo – Cléria Vanusa

Jornal O Eco – Como você está encarando o desafio de colaborar na organização Carnaval 2017 de Rio de Contas?

Secretária Cléria Vanusa – A nossa intenção é resgatar o carnaval tradicional de Rio de Contas. Nós pensamos em valorizar o artesão rio-contense, aproveitando também os jovens artistas com criatividade aflorada para participarem do nosso objetivo.

Jornal O Eco – Como será o formato do carnaval de Rio de Contas esse ano?

Secretária Cléria Vanusa – Nós queremos resgatar os blocos e a decoração dos carnavais antigos. Temos a responsabilidade de corresponder com a expectativa da região, que espera ver de volta toda a magia, alegria, ornamentos e uma programação agradável. Assumimos um desafio para com essa tradição da nossa cidade. Queremos devolver a interação, o entusiasmo, aproximar as pessoas através do carnaval de Rio de Contas, que foi e será referência para a Bahia.

Jornal O Eco –  Como a cidade, prefeitura e secretarias estão se preparando para receber os foliões?

Secretária Cléria Vanusa – Estamos nos organizando com empenho e muito trabalho em conjunto, pois recebemos a prefeitura de maneira tardia, não tivemos acesso a nada antes de janeiro. É uma corrida contra o tempo para realizar o carnaval da melhor forma possível para a região. Nossa meta é ofertar também aos artistas da terra oportunidades, queremos que todos tenham espaço para mostrar o seu trabalho neste carnaval. Estamos falando dos artesãos, músicos, das bandas de marchinhas e afro samba. Todos os riocontenses serão valorizados.

Jornal O Eco – A ornamentação e formato dos palcos permanecerá o mesmo? Descreva como serão distribuídas as atrações musicais e apresentações culturais.

Secretária Cléria Vanusa – Teremos duas opções de palcos, o palco principal e o das marchinhas, o qual preferimos chamar de palco tradicional. Começamos na quinta-feira, com a entrega das chaves da cidade ao momo e em seguida o baile de máscaras. Depois disso haverá a programação normal com as atrações, matinês, o tradicional desfile das baianas. Também haverá uma programação especial para as crianças durante as matinês, além da inovação com os grupos de dança que se apresentarão nos intervalos das bandas.

Jornal O Eco – Haverá o carnaval fechado na praça Pais Landim?

Secretária Cléria Vanusa – Não mais. Entendemos que essa realização se tornou elitista. Além de não contemplar a todos foliões, essa forma de segregação, não será permitida no mandato do novo prefeito, Dr. Cristiano. A praça será aberta para o trânsito e utilizada para a programação da prefeitura. Queremos convidar toda a região a participar do carnaval de Rio de Contas, almejaremos pela pacificidade, segurança e diversão. Estamos empenhados em fazer com que as pessoas possam curtir nas ruas tranquilamente.

 

ÁTILA LADEIA – SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

Jornal O Eco – Já existe um tema definido para o carnaval? 

Secretário Átila Ladeia – Nos reunimos com a comissão de carnavalesca e decidimos que o slogan do carnaval será “A alegria é essa!”. Os riocontenses já entendem o porquê do lema, assim como o carnaval por si só revela este título. O carnaval será bem ornamentado e mesclará o resgate da tradição com a modernidade através de bandas de axé e pagode. A grade das bandas sairá muito antes do que de costume. 

Jornal O Eco – Como  a secretaria de administração está organizando os espaços de circulação, estadia dos milhares de foliões que nesse período se aglomeram  em casas alugadas, lotam hotéis e até acampam nos parques da cidade? 

Secretário Átila Ladeia – Nos reunimos com o grupo “reinventando o carnaval”, que busca resgatar as tradições, e esta participação teve grande importância pois os mesmos nos auxiliaram na tentativa de agradar a todas as gerações de foliões. Nosso esforço é no sentido de ampliar as áreas de acomodação, recebendo bem o turista que aqui se diverte e também proporciona emprego e renda. Estamos pensando em todos os detalhes. Um dos temas polêmicos, a utilização dos paredões de som, obedecerão à horários estipulados pela prefeitura e Polícia Militar. Não seríamos justos se proibíssemos por completo sons automotivos, afinal é carnaval e as pessoas tem o direito de se divertir, porém, haverá limites e horários pré-definidos para que não incomodem toda a cidade. Queremos que o turista e também os filhos da terra se sintam bem, confortáveis, que tenham a tranquilidade de curtir o carnaval sem prejudicar a população. 

Jornal O Eco – Como estão sendo organizados os locais de acomodação, estacionamentos, para a parcela de turistas que aqui irão permanecer nos dias de folia? 

Secretário Átila Ladeia  – Nos últimos tempos, o trânsito no município em período de carnaval era um verdadeiro caos. Porém com o fim das festas privadas em espaços públicos e a criação de mais estacionamentos paralelos, haverá uma maior organização do trânsito, além de garantir aos foliões maior conforto e tranquilidade. 

Jornal O Eco – Qual a sua expectativa com relação a estrutura e organização da festa em questões como a instalação de barracas, comercialização de bebidas, etc? 

Secretário Átila Ladeia – Iremos proibir a transição e comercialização de garrafas de vidro em todo o perímetro da festa, por questões de segurança. O aluguel de barracas deverá ser solicitado com antecedência, visto que será por ordem de chegada, não havendo, portanto, nenhum critério de privilégio. Aqueles comerciantes de Rio de Contas ou de outras cidades que procurarem a Secretaria de Administração, será instalado para trabalhar se restarem vagas e os mesmos obedecerem às exigências. A minha expectativa é a mesma de todos os foliões, esse não será o melhor carnaval de todos os tempos, a atual realidade encontrada, nos priva nesse momento. Porém, o próximo carnaval (2018), com toda a certeza será. Acabamos de receber uma gestão extremamente complicada, fato que dificultou a organização do carnaval 2017. Contudo, os próximos carnavais serão os melhores de todos os tempos. 

 

ALEX DANTAS – COORDENADOR DE CULTURA

Jornal O Eco – Como você enxerga toda a mobilização em torno do carnaval 2017?

ALEX DANTAS COORDENADOR DE CULTURA   – A expectativa é que haja um bom carnaval no sentido de organização. A organização envolve valorização, manutenção das tradições e costumes carnavalescos, bem como a oportunidade aos artistas locais, visto que os mesmos, com sua visão de mundo diferenciada, podem contribuir juntamente com toda a população para a montagem do carnaval. Estamos explorando a produção de elementos culturais que tem como objetivo o acolhimento e envolvimento dos foliões. As manifestações culturais do carnaval riocontense envolvem o grupo. O concurso dos mascarados, o cortejo de baianas, dentre outras tradições que se solidificaram ao longo do tempo, são diferenciais que encantam o turista. As pessoas que aqui chegam para prestigiarem nosso carnaval, são atraídas não somente pelo acolhimento, tranquilidade e pelas belezas naturais, como também pela riqueza da nossa cultura. Estamos com uma grande expectativa em realizar um carnaval que parta de Rio de Contas para o mundo.