Cidade já registra grande fluxo de visitantes e a expectativa é de que cerca de 1 milhão de fiéis visitem o santuário.

Festa católica vai até o dia 6 de agosto, quando acontece a Romaria do Bom Jesus da Lapa, na cidade. Considerada a terceira maior romaria do país, a festividade reúne milhares de pessoas e marca a celebração dos 333 anos de início das peregrinações ao local sagrado. Durante os dez dias principais do festejo, mais de meio milhão de peregrinos devem passar pela Capital Baiana da Fé.

Anfitrião do evento religioso, o Santuário do Bom Jesus da Lapa fica aberto das 5h da manhã às 21h, com uma equipe de mais de 100 colaboradores preparados para atuar nos diversos setores de infraestrutura, segurança e acolhimento aos visitantes, contando com o apoio de órgãos municipais, além das Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros.

A programação geral do Santuário, de 2024, é norteada pelo tema geral “Bom Jesus, Modelo de Oração, Louvor a Deus e Amizade” e o lema “Senhor, ensinai-nos a rezar como também João ensinou aos seus discípulos” (LC 11,1), inspirados na Campanha da Fraternidade deste ano e no chamado do Papa Francisco à Igreja para viver um ano de oração. Na Romaria do Bom Jesus, os temas de cada dia de novenário, assim como do dia festivo, contam com essa inspiração.

Para marcar a temática, um painel foi produzido e instalado no presbitério da Esplanada, onde acontecerão as celebrações do novenário e festa. Além disso, um hino foi composto pela cantora do Santuário, Lucivânia Cardoso. Confira o videoclipe:

Acesso ao Santuário do Bom Jesus da Lapa

Durante a Romaria do Bom Jesus da Lapa 2024, o acesso ao Santuário é feito por pedestres, com exceção de embarques e desembarque de romeiros que ficam hospedados nos hotéis próximos à Igreja, barreiras de contenção organizadas pelo município não permitem o trânsito de veículos no local, para facilitar o bom andamento da romaria. Há exceções também para transporte de pessoas com dificuldade de locomoção e disponibilização de cadeiras de rodas para conduzir cadeirantes pelo espaço do Santuário.

No dia festivo, a partir das 7h da manhã, será proibido o estacionamento de veículos no percurso da procissão festiva, que irá passar pelas Avenidas Agenor Magalhães e Duque de Caxias, como acontece tradicionalmente.