Localizada à jusante do Zabumbão, a ideia é reforçar a oferta de água para Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas e Paramirim
A empresa UFC Engenharia LTDA venceu licitação lançada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), para laboração dos estudos de viabilidade e projeto executivo para construção da Barragem do Rio da Caixa, no município de Rio da Pires. Empresa já foi habilitada para Governo para iniciar os trabalhos.
De acordo com informações do Diário Oficial do Estado do último sábado (16), o serviço (PROJETO DE VIABILIDADE) será realizado por R$ 859.182,75. A barragem será localizada à juzante da Barragem de Zabumbão e funcionará para reforçar a oferta de água nos municípios de Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas e Paramirim, além do município de Tanque Novo, no Sertão Produtivo.
Além de garantir segurança hídrica para a região, o governo do Estado espera que o equipamento contribua para a sustentabilidade do abastecimento humano e da tradicional produção agrícola irrigada da região, que atualmente só conta com o fornecimento de água da Barragem de Zabumbão.
“Trata-se de um empreendimento importante porque o município de Rio do Pires integra o polígono das secas. Por isso a barragem está inserida nos chamados compromissos do Paramirim”, explica o Superintendente de Insfratestrutura Hídrica. A região tem a Barragem do Zabumbão como principal fonte de suprimento de água.
“A Barragem do Rio da Caixa permitirá ainda que seja reduzida a pressão e o conflito de usos da água no local”, completa. Segundo ele, a posição participativa da CERB na elaboração do projeto para implantação da Barragem do Rio da Caixa tem sido decisiva, visto que a empresa deverá conduzir os estudos para início da construção do empreendimento.