Por pelo menos uma semana, Rui estará preparando a posse de Lula em Brasília. Ele reassume o governo para passar a faixa a Jerônimo em 1º de Janeiro de 2023.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), assume a partir de hoje o cargo de governador da Bahia. Isso ocorre após o governador Rui Costa (PT), ir para Brasília a fim de se dedicar a transição no Ministério da Casa Civil, pasta que passará a comandar a partir do dia 1º de janeiro.

Adolfo Menezes deve ficar uma semana no posto, já que Rui voltará a assumir o cargo a fim de entregá-lo no primeiro dia do ano ao governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). “Volto a ter a honra de assumir o governo da Bahia, ainda que interinamente, depois de ter ocupado o posto, pela primeira vez, em outubro do ano passado. Vou ser ainda mais discreto nesta segunda passagem pela governadoria, mantendo a minha lealdade e o meu total alinhamento com o governador Rui Costa e deixando tudo nos conformes para que o governador Jerônimo Rodrigues assuma a partir de 1° de janeiro”, disse Adolfo Menezes.

Pela regra, o vice-governador João Leão (PP) deveria assumir o posto de Rui Costa. Todavia, o progressista rompeu no início do ano com o governador para apoiar ACM Neto (União Brasil), na disputa ao governo da Bahia. Leão decidiu, portanto, declinar de comandar o estado e vai se preparar para assumir o mandato de deputado federal a partir de fevereiro do próximo ano.