O evento folclórico aconteceu na Praça Coração de Jesus, no centro Histórico da cidade, onde esteve armado o tradicional presépio, contando com a participação de artistas, intelectuais, religiosos, grupos de reisados e do Secretário Municipal de Cultura Dr. Antônio Gilvandro, um dos maiores ícones no avivamento e manutenção das tradições culturais em Paramirim e região.

Grande número de moradores, devotos e turistas, esteve acompanhando as apresentações e conferindo de perto, não somente a ornamentação e beleza do presépio, como também os rituais típicos dos ternos de reis e os esclarecimentos oportunos acerca do que representa toda a festividade para o município, para a Bahia e para o Brasil, onde a comunidade é em maioria católica.

A Folia de Reis, conforme esclarecido, é um festejo de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de algumas cidades como Ibipitanga, Boquira, Tanque Novo, Érico Cardoso e Paramirim.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos.

O dia 6 de janeiro, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Trata-se de uma tradição que ganhou força  e graças a dedicação de pessoas como Peixoto, Chiquinho, Antônio Caldeira e o próprio Dr. Gilvandro, se mantém viva e forte em Paramirim, município que reúne grupos históricos de reisados, que neste dia, exaltam a tradição, conservando a bonita origem.

O que se observou na apresentação desse ano, foi a organização sob a liderança do Secretário, seguiram com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural. As canções são sempre sobre temas religiosos.

O Propósito foi alcançado por mais uma edição, tendo recebido inúmeros elogios dos que participaram dessa magnífica festa de encerramento.