Com a explosão de casos e a grande demanda, material fica escasso no mercado. Não somente órgãos públicos como também entidades privadas, não possuem quantidades suficientes dos testes rápidos.
Paramirim é um dos municípios da região que mais realizou testagem e monitoramento de pacientes infectados e suspeitos. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde já organizou diversos mutirões para busca ativa, disponibilizando testes em massa, o que resultou na detecção de diversos novos casos ativos da COVID-19, na tentativa de controlar o número de infectados, inclusive fiscalizando o isolamento em quarentena dos pacientes que testaram positivo. De acordo com o Secretário Wesley Marques, a dificuldade na aquisição de novos testes é um fenômeno que atinge todo território nacional. “O aumento Assustador do número de casos, provocou uma corrida em busca de testes e assim, a grande demanda pelos produtos, fatalmente resultou na escassez. Não somos só nós dos municípios, como também hospitais e grandes centros de saúde, sejam públicos ou particulares, estão tendo a mesma dificuldade na aquisição. Diante disso, estamos priorizando o público mais vulnerável enquanto lutamos para regularizar o estoque de testes”. Disse Wesley.
VEJA A NOTA DA SECRETARIA:
A Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim informa que, devido ao aumento dos casos de covid-19 em todo o território nacional, não está encontrando para aquisição a quantidade de testes rápidos necessários para suprir nossa demanda. Paramirim é um dos poucos municípios que realizam testagem e monitoramento de pacientes infectados e suspeitos. Apenas neste ano, foram realizados mais de 1.500 testes para diagnóstico, com o intuito de frearmos a propagação do coronavírus.
Ressaltamos que grande parte do país — tanto no setor público como no setor privado — está enfrentando as mesmas dificuldades para adquirir testes. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização dessas análises.
Diante deste cenário, e prezando, como sempre, pela transparência, comunicamos que estamos direcionando os nossos testes exclusivamente para o diagnóstico de crianças, gestantes, profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos e pessoas com sintomas moderados ou graves. Asseguramos que todas as medidas possíveis já estão sendo tomadas. Contamos com a compreensão e colaboração de toda a população.
