Depois de 02 anos de pandemia, celebrações católicas ocorrem em diversas cidades da Bahia.
Após dois anos de severa pandemia e isolamento social, finalmente aconteceu para os católicos a semana de preparações, que desde o domingo de Ramos, congrega pessoas, para, na sexta-feira santa, cumprirem o ritual da peregrinação aos montes, em via-crúcis – “caminho da cruz”- que representa o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste na caminhada dos fiéis, que, em oração, refazem os passos de Jesus até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.
A semana Santa é, sem dúvidas, um feriado impar do calendário sertanejo, que foi interrompido em consequência da crise de saúde. Após as visitas aos montes, cumpridos os jejuns, orações e penitências, é momento das famílias se reunirem para o preparo do alimento que obrigatoriamente tem o peixe como protagonista. São dias de convivência próxima, nos quais familiares e amigos ao redor da mesa confraternizam, na certeza da alegria que se descortina após o sábado de Aleluia. A chegada da páscoa é festejada, relembrando a ressureição.
Com o controle da pandemia de covid-19 e o aumento do número de pessoas vacinadas em todo o país, várias cidades retomaram neste ano as celebrações da Semana Santa. Depois de dois anos sem eventos presenciais, a população poderá assistir missas e encenações da Via Sacra, além de procissões e outros eventos religiosos. No Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA), fiéis de várias partes do país também acompanham as celebrações desde o último domingo (10), que foi marcado pela Procissão de Ramos, seguida da Santa Missa, que contaram com presença maciça de fiéis. A gruta de Nossa Senhora da Soledade ficou cheia. Todos os presentes usavam máscaras.
A Via Sacra em Bom Jesus da Lapa começou hoje (15), nas primeiras horas da amanhã, às 5h30, com celebrações ao longo do dia. A encenação da Paixão de Cristo está marcada para as 19h. As celebrações do Santuário serão transmitidas pela TV Bom Jesus, Rádio Bom Jesus FM, TV Pai Eterno e TV Aparecida. Conhecida como semana da Paixão do Senhor. Ela é compreendida do Domingo de Ramos até a Ressurreição, o Domingo de Páscoa. Semana Santa é assim chamada por causa da Paixão com que Jesus livremente aceitou ser pregado na cruz, para apagar nossos pecados e reconciliar um povo novo.
Neste período, Jesus purificou o templo pela segunda vez (Lc 19,45-46); fez o discurso das oliveiras, sobre os fins dos tempos e ensinou muitas coisas. Instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, comendo sua última ceia com os discípulos no cenáculo (Lc 22,7-38). Depois foi para o Jardim do Getsêmani para orar enquanto esperava que sua hora chegasse. Foi lá que Jesus, depois de ser traído por Judas, foi preso e levado para o julgamento diante dos sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes (Lc 22,23-25).