Orgulho em manifestar aqui algo familiar! A imensurável satisfação de termos sido agraciados enquanto pais e entregarmos para a sociedade, profissionais de excelência e cidadãos do bem!

Ao quebrar o protocolo editorial, o fazemos  por uma causa muito especial, compartilhar com amigos, parceiros, colaboradores, seguidores e com o público em geral, a nossa felicidade e o privilégio do título de pais de duas iluminadas criaturas, filhos abençoados que a todo tempo, nos honraram, sempre nos dando alegrias e correspondendo para além das expectativas, com as nossas orientações e ensinamentos. Ao festejarmos a graduação da nossa caçula Drª Lavínia Thereza, menina abençoada, que seguindo os passos do irmão, consagrado advogado, jornalista e empresário da comunicação, Dr. Lucas Iago, deixou de lado diversas aprovações em vestibulares de renomadas universidades, inclusive em medicina, para ingressar como primeira colocada no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia.

Ter um filho é uma grande responsabilidade. Ele chega com um “cartão de existência” para os pais que possuem consciência da responsabilidade e dizem: “estou aqui, cheguei, o que vocês me oferecem?”. Começa, então, a missão dos pais de cuidar e de educar. E, essa relação inicial é o alicerce para formar laços fortes e, consequentemente, a criação de uma família unida. Não há maior motivo para a felicidade dos pais do que ver a felicidade de seus filhos. E é com toda essa emoção, com uma alegria indescritível que vimos nossos filhos alcançarem com muito sucesso a tão aguardada formatura.

Dentre as diversas virtudes que nos honram em nossos filhos, destacam-se o amor a Deus sobre todas as coisas e a obediência total aos conselhos dos pais, louvamos a Deus pela graça na conduta dos nossos filhos. No último final de semana, tivemos a honra de participar  de um dos momentos mais especiais das nossas vidas enquanto pais: celebrar a formatura da nossa menina, que aos 12 anos deixou a convivência familiar, para buscar o seu espaço ao sol, fazendo companhia ao seu irmão que já cursava uma faculdade, ela também se dedicou aos estudos. Desde então, apesar de sempre que possível estarmos juntos, Lavínia nunca mais retornou para morar em casa. Muitas lutas, solidão, a saudade que machucava, mas, a nossa pequena guerreira nunca manifestou qualquer desejo de desistir.  Nas cerimonias ocorridas em 28 e 29 de novembro de 2024, toda luta foi coroada! Ver o fruto de tanto esforço, dedicação e sonhos sendo realizado é indescritível. Como pais, temos a missão de plantar a semente da educação, do amor pelo conhecimento e de mostrar que o estudo abre portas para um futuro cheio de possibilidades. Não é sobre a escola ou o diploma, é sobre formar pessoas com valores, coragem e determinação para construir um mundo melhor.

Entre abraços, muito choro de emoção, tivemos a certeza que aquele momento significou apenas o fim de uma etapa na sua vida acadêmica, representou o começo de uma série de projetos para a advogada que possui um dos melhores scores da sua turma e do curso de Direito da UFOB, da aluna que foi aprovada na OAB ainda no oitavo semestre e que recebeu nota máxima (10) no TCC. Analisando a sua alegria e disposição, percebemos que irá lutar por tudo o que ainda pode alcançar. Estamos muito orgulhosos e até repetitivos, afinal a felicidade dos pais, não são apenas boas notas, mas, em tempos atuais, a nossa maior conquista foi a resposta positiva dos nossos filhos, que escolheram o caminho da educação, da ética, do caráter, da cidadania. Hoje, mais do que nunca, somos ferrenhos defensores de ações pela educação. Exortamos aos pais, para que nunca deixem de investir na educação dos seus filhos, é o maior presente que podemos oferecer e o legado que eles levarão para sempre.

Se preocupar menos com o supérfluo e o material, e mais com o tempo dedicado ao convívio, a ouvir, é essencial para se conhecer profundamente, para apoiar decisões difíceis que se apresentam na vida dos filhos. Enquanto celebramos essa nova conquista, não podemos deixar de lembrar que a vitória não pertence apenas a nós, mas  a Deus que permitiu aos nossos filhos que estivessem firmes, assimilando ensinamentos e moldando seus caminhos com devoção e dedicação incansável. Elogios e agradecimentos dos filhos direcionados aos pais pelas conquistas, são comuns e merecidos, no entanto, nós entendemos que, muito mais importante é agradecermos  a Deus, pelos filhos que nos deram e por tudo que eles  nos proporcionam. Afinal, de nada adiantaria qualquer esforço se os filhos não valorizassem, não demonstrassem interesse no objetivo.

Os sacrifícios, suor e empenho foram as pedras fundamentais que pavimentaram o percurso até aqui. Filhos são as estrelas que mesmo à distância nos iluminam nas noites escuras de incertezas, que nos renovam as forças para lutarmos. Cada passo que damos é com o pensamento e a confiança que estamos depositando em um futuro melhor  para os nossos descendentes retribuindo o amor que derramam em nossas vidas. Parabéns minha menina! que seja linda a sua caminhada!