Na oportunidade foram anunciadas as primeiras 100 famílias pré-selecionadas. Essa é mais uma etapa do processo que já possui o terreno definido, entidade organizadora, dentre outras exigências para o início da construção das residências.
Um evento marcado pela emoção e muita esperança em dias melhores para as famílias de baixa renda, que não possuem casa própria em Oliveira dos Brejinhos. Após ter manifestado interesse, o município apresentou projeto que foi selecionado pelo governo federal, cumpriu diversas etapas exigidas e na manhã desta sexta-feira (26), na quadra da Escola Vila Maria, na sede do município, aconteceu o lançamento oficial do Programa Minha Casa Minha Vida no município de Oliveira dos Brejinhos.
Reunião que faz parte do planejamento exigido, com a finalidade de definir e apresentar de forma imparcial e transparente as famílias que foram pré-selecionadas, serviu também para esclarecimentos importantes, como critérios básicos para a concessão do benefício, sendo os principais, não possuir casa própria e ter renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00). Assim detalhou com muita clareza o representante da entidade organizadora.
O evento foi apresentado pela especialista na área social, representante da SS Assessoria, Sandra Neves, que relembrou todas as etapas do processo iniciado anteriormente, como a escolha do terreno, cadastro das famílias, todas inscritas no CadÚnico e beneficiárias de programas sociais como o Bolsa Família ou BPC e que portanto, estão isentas pagarem as parcelas do programa MCMV urbano. Sandra lembrou ainda que a gestão municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou todos os procedimentos legais, para que fossem beneficiadas famílias que comprovadamente necessitam de uma moradia digna e não possuem condições, independentemente de qualquer opção político partidária.
Presente ao encontro, o principal responsável por mais esta conquista para o município, o prefeito Silvando Brito Santos, muito emocionado, compartilhou a sua alegria com todos os presentes, reafirmando o compromisso da sua gestão em trabalhar sempre por todos os brejinhenses, mas em especial e com mais afinco, pelos menos favorecidos, pelos que precisam ser acolhidos pelo poder público. Ao convidar sua família para estar ao seu lado, apresentando sua filha, sua esposa e a neta, o gestor não conteve as lágrimas ao afirmar: “Essa é a minha primeira família e Oliveira dos Brejinhos é a segunda família que amo e defendo. O nosso trabalho, os esforços da nossa equipe, a luta de todos os dias é pela dignidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas desta terra. Ao contemplar aqui famílias brejinhenses emocionadas, com a real expectativa de alcançarem o sonho da casa própria, também me emociono, pois, só quem sabe a alegria de vocês nesse momento são as pessoas que não possuem um lar e precisam lutar com muita dificuldade para dar um teto para as suas famílias”. Finalizou o prefeito, agradecendo ao Presidente Lula, Rui Costa, o Governador Jerônimo Rodrigues e a todos que se empenham nesse projeto.
Além do prefeito do município, o evento contou com a participação da Primeira-dama Flávia Duarte, da Secretária de Assistência Social Josimélia Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Daldete Costa, dos vereadores Zito, Tito Alexandre, Voca e João Manteiga, o representante da entidade organizadora Elvis Mendes, Secretários Municipais, toda a equipe da Assistência Social e os representantes das 100 famílias beneficiárias que foram pré-selecionadas para o Programa.
Durante o ato, aconteceram pronunciamentos que enalteceram a iniciativa do governo federal em retornar com o MCMV, bem como ao gestor municipal que tanto tem se empenhado para que os brejinhenses sejam contemplados. O Presidente da Câmara Sargento Daldete, em sua fala ressaltou a importância do trabalho de Silvinho em Oliveira dos Brejinhos, que beneficia toda a população, parabenizando pela luta incansável em prol de benefícios para Oliveira dos Brejinhos. Ao falar sobre a importância da lealdade e gratidão, Daldete enfatizou: “é por isso Silvinho, que eu não largo a sua mão”.
A Secretária de Assistência Social Josimélia Costa em sua fala destacou que: “Secretaria de Assistência Social, tem o dever de assegurar que cada família seja assistida de forma integral e humanizada, e o Programa Minha Casa Minha Vida é uma ferramenta essencial nesse compromisso. Sabemos que ter um lar adequado não é apenas uma questão de conforto, mas sim um direito básico que impacta diretamente na qualidade de vida e no bem-estar de cada indivíduo e de toda a comunidade”.