A audiência do jornalismo online cresceu 29% no Brasil no ano passado em comparação com 2010. A região que mais colaborou com esse número foi o Nordeste, onde os portais tiveram 50% a mais de acessos. Centro-Oeste (38%), Norte (33%) e Sudeste (30%) também ficaram acima da média nacional, enquanto o Sul, com crescimento de 21%, completou a pesquisa do Instituto Verificador de Circulação (IVC). “Além do acesso à internet pela população no Nordeste crescer de forma acentuada a cada ano, a região tem valorizado mais a mídia online para a busca de notícias e informações agora. Outras regiões já viveram isso mais intensamente há alguns anos, principalmente o Sudeste. O Uol, por exemplo, tem 15 anos e é dedicado apenas ao online, não tem versão impressa. Enquanto na Bahia, o que sempre existiu, pelo menos nos últimos cinco ou seis anos, foram sites de notícias ligados a veículos impressos. “A prioridade não era o online e acho que ainda não é, mas esse pensamento vem sendo revisto”, justifica a diretora-geral e comercial do site Bahia Notícias, Lívia Cortizo. Em Salvador, O Bahia Notícias é um dos campeões, ultrapassou a marca de 1,8 milhões de acessos entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro e 340 mil acessos durante o carnaval.