Com o tema central- “A Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos, municípios discutiram os cinco eixos de trabalho: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos, além do Benefício e transferência de renda
As Conferências Municipais de Assistência Social, foram realizadas nos dias 11, 12 e 13 de julho respectivamente, nos municípios de Oliveira dos Brejinhos, Boquira e Brotas de Macaúbas. Os eventos foram realizados sob a orientação da empresa SS Assessoria Social LTDA, liderada pela Assistente Social, capacitada em Gestão do SUAS, Sandra Neves Silva Lima, que presta serviços de assessoria e consultoria aos três municípios. Os CMAS-Conselhos de Assistência Social, em parceria com as prefeituras, através das secretarias Municipais de Assistência Social, realizaram com maestria os eventos. Merece destaque também, a participação ativa de usuários e trabalhadores do SUAS, profissionais da saúde e educação, da administração, do setor de meio ambiente, dentre outras áreas da gestão.
As Conferências de 2023, tiveram como tema central a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ocasionalmente, foram discutidos os cinco eixos de trabalho: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e transferência de renda, com o objetivo de formular propostas que atendam as três esferas de governo.
Para a Assistente Social com especialização em gestão do SUAS e assessora dos três municípios, Sandra Neves: “Assistência Social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do estado. As conferências, se configuram como importantes espaços democráticos e deliberativos, tendo como foco principal uma análise profunda e sistematizada dos serviços, programas e projetos que são executados no município, com a finalidade de avaliar a política de Assistência Social no âmbito municipal, estadual e federal, com um olhar voltado para o futuro.”
Oliveira dos Brejinhos:
O evento foi realizado no dia 12 de julho, na Câmara Municipal, contou com a presença da Primeira-Dama Flávia Duarte Brito Santos representando o Prefeito Silvinho, que justificadamente não pode comparecer, a presença da Presidente do CMAS Arleide Galvão, da Secretária de Assistência Social Josimélia Almeida, usuários e profissionais do SUAS, profissionais da saúde, educação, Conselho Tutelar, dentre outras áreas da gestão.
Para a Presidente do CMAS Arleide Galvão: “As conferências de Assistência Social, são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política e garantir o exercício do controle social”.
A Secretária de Assistência Social, Josimélia Almeida, enfocou em sua fala que: “Este é também um momento que permite reafirmarmos a proposta do governo de desenvolver um trabalho de qualidade no que se refere a acesso a direitos. Com a participação de todos, vamos trabalhar para o desenvolvimento de uma política ainda mais efetiva”.
As crianças do SCFV, coordenadas pela supervisora Arleide Glavão, se apresentaram com brilhantismo arrancando aplausos de todos os presentes.
Boquira:
Em Boquira, a Conferência aconteceu no dia 12 de julho, na Câmara de Vereadores e foi prestigiada pelo Chefe de Gabinete Manoel Luiz de Almeida, que na oportunidade representou o Prefeito Municipal, a Presidente do CMAS Ariele Millane Santana da Silva, a Secretária Municipal de Assistência Social, Inajara Curcino, Maria Aparecida Santos da Silva que representou a Câmara de Veradores, usuários e profissionais do SUAS, profissionais da Saúde, da educação, da administração, dentre outras representações.
A secretária de Assistência Social, Inajara Curcino, destacou a importância da realização das Conferências Municipais, como ferramentas democráticas e deliberativas que contribuem de maneira decisiva na avaliação dessa tão importante política pública e consequentemente, na qualidade dos serviços que são oferecidos ao público usuário.
Para a Presidente do CMAS Arielle Santana: “Quanto mais espaços de participação e de controle social existirem, maiores as chances para que as pessoas participem, conheçam como funcionam as instituições do governo, possam dialogar sobre as necessidades da sociedade e prioridades governamentais, buscando contribuir com decisões coletivas que gerem a melhoria da qualidade de vida para todos os que vivem nessa sociedade, especialmente, os mais vulneráveis que naturalmente necessitam de maior atenção e cuidado do Poder Público.”
A apresentação ficou por conta de Heloísa do SCFV, que encantou a todos com uma canção executada à capela, que emocionou a todos os participantes.
Brotas de Macaúbas:
Já em Brotas de Macaúbas, a Conferência ocorreu dia 13 de julho, a Conferência contou com a participação do Prefeito Municipal Kléber Ribeiro, do Vice-Prefeito Orlando Rodrigues dos Santos, da primeira Dama Cristina Sodré, Ione Fernandes Secretária de Finanças, a Presidente do CMAS Jully Aparecida, a Secretária de Assistência Social Cléia Sodré, Carlon Sodré de Alcântara representante da Câmara de Vereadores, profissionais e usuários do SUAS, representantes de Associações e entidades da Assistência Social, representantes da saúde, da educação, da administração, dentre outros segmentos.
Tanto a Secretária Cléia Sodré, quanto a Presidente do CMAS Jully Aparecida, destacaram a luta histórica para que a Assistência Social, fosse reconhecida como política pública e direito do cidadão, falaram ainda sobre a importância das conferências enquanto ferramenta de avaliação das potencialidades e deficiências da área no sentido de se construir propostas que de fato sejam viáveis e que impactem de maneira significativa nas condições de vida da população usuária dos serviços. Destacamos a brilhante apresentação protagonizada pelas usuárias do SCFV, que deram um verdadeiro show sob a coordenação do supervisor Francisco.
Ao final, foram apresentadas e escolhidas as propostas que serão encaminhadas para o estado e eleitos os delegados que representarão os municípios na 14ª. Conferência Estadual de Assistência Social.