Apesar de assumir de forma interina, até que se julgue o mérito e todo imbróglio judicial esteja resolvido, Ivana Bastos, filha de Caetité, representante de diversos municípios da nossa região, estará no comando do legislativo baiano, cargo que poderá inclusive, exercer de forma definitiva.

A notícia que a maioria dos políticos baianos já esperavam, saiu da caneta do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deferiu parcialmente uma liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes (PSD), da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com isso, a 1ª vice-presidente Ivana Bastos (PSD), deve assumir o comando da Casa. A decisão foi publicada ontem e está dentro de uma ação movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), contra o terceiro mandato do pessedista no comando da Mesa Diretora. Ele fica fora da cadeira até o julgamento do mérito da ação.

“Ante o exposto, reservando-me o direito a exame mais detido da controvérsia por ocasião de mérito, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, defiro parcialmente o pedido liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação”, escreveu Gilmar Mendes, na decisão. Hilton Coelho se manifestou após a decisão. “Não durou uma semana a ilegalidade na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia “, afirmou. O legislador acredita que “a decisão do STF preserva a democracia e o princípio republicano na ALBA ao garantir o rodízio de poder”. “É uma grande conquista porque define, mais uma vez, o entendimento da Suprema Corte que admite apenas uma reeleição para o mesmo cargo em todas as Casas Parlamentares do País”, reagiu.

A deputada Ivana Bastos (PSD), tornou-se a primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em quase dois séculos de existência da Casa. Isso ocorreu após o afastamento imediato do atual presidente, Adolfo Menezes (PSD), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Como primeira vice presidente, Ivana assume o cargo de forma interina.

Ivana é uma figura destacada na política baiana, conforme já divulgado pelo Jornal O Eco, ela é representante de diversos municípios da nossa região. Eleita como a deputada estadual mais votada da Bahia em 2022, com 118.417 votos. Sua trajetória é marcada pela resiliência, tendo iniciado sua carreira como empresária e diretora da Rádio Alvorada, o que consolidou sua proximidade com as comunidades do interior. Após três eleições consecutivas como suplente sem assumir mandato, ela foi eleita deputada estadual em 2010 e se firmou como uma das parlamentares mais atuantes da Bahia.

Ao longo de sua atuação na AL-BA, Ivana ocupou diversos cargos estratégicos, incluindo 2ª vice-presidente, presidente da Comissão Especial da FIOL, líder do PSD na Casa e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, é autora de 11 leis estaduais, com quatro delas voltadas à proteção das mulheres. No cenário nacional, Ivana também se destacou na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), ocupando cargos como 1ª vice-presidente, secretária-geral, presidente por três mandatos e vice-presidente da região Nordeste. Se mesmo antes das eleições de 2022, Ivana já aspirava uma cadeira na Câmara Federal, com os últimos acontecimentos e sua ascensão à presidência da ALBA, as coisas parecem favorecer ainda mais para que alcance o seu intuito em 2026.