Novos investimentos do governo e parcerias em grandes projetos podem impulsionar o Vale do Paramirim e municípios adjacentes.
Roberval de Cássia Meira – Prefeito de Dom Basílio e atual Presidente
A ideia foi ventilada inicialmente pelo jornal O Eco desde o ano de 2008, quando a partir de um convite do Jornalista Samuel Rodrigues de Lima, se reuniram em Paramirim prefeitos e representantes dos municípios da região, com o objetivo de debaterem formas legais para a concretização dessa união de forças entre gestores, para marcharem lado a lado em busca de soluções de grande vulto, sob o escudo do cooperativismo. Ressalta-se também a iniciativa do saudoso ex-prefeito de Botuporã, Dr. Hedílio Brandão Marques (Tila), que por sua vez, naquela época propagava tal caminho como solução dos problemas regionais.
Registro de um dos encontros em 2009 – Foto arquivo Jornal O Eco
Nossa reportagem esteve cobrindo mais uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, organização que hoje conta com a liderança de um dos mais atuantes prefeitos do interior baiano. Conversamos com Roberval de Cássia Meira, prefeito de Dom Basílio, que vem realizando um brilhante mandato como o terceiro presidente do Consórcio desde a sua fundação.
Roberval aproveitou para realçar a importância e as conquistas da instituição que hoje conta com valiosa frota mecanizada, uma gama de serviços prestados, muita influência, equipe executiva gabaritada e projetos grandiosos para atender aos municípios associados.
Leonardo Costa – Secretário Executivo do Consórcio
O Consórcio da Bacia do Paramirim, cuja fundação oficial se deu no ano de 2013, graças ao empenho do primeiro presidente, ex-prefeito de Ibipitanga Humberto Raimundo (Beto), possui diretoria com mandato de dois anos, sendo que a sua sede é itinerante, hoje está fixada em Caturama. Possui em seu quadro de associados 16 municípios, sendo: Brumado, Dom Basílio, Jussiape, Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã, Rio do Pires, Novo Horizonte, Ibitiara, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira e Oliveira dos Brejinhos. Desde a sua criação, o Consórcio vem sendo destaque pela integração político/administrativa, que resulta em bons frutos para os moradores contemplados.
Fabiana Mattos – Técnica da Diretoria de Planejamento Territorial da SEPLAN – Governo da Bahia
O atual prefeito de Ibipitanga Edilson Santos Souza (Edy Pan), foi o segundo presidente do Consórcio, tendo também realizado um bonito trabalho de fortalecimento da entidade, aquisição de novos equipamentos e a projeção desse bloco, que hoje representa milhares de moradores. O atual presidente Roberval, contando com o suporte de toda equipe técnica liderada pelo Secretário Executivo Leonardo Costa, ampliou essa influência, tornando a região ainda mais forte e respeitada junto ao governo do estado. Segundo a própria representante da SEPLAN-BA, ouvida pela nossa equipe de reportagem, as perspectivas de parcerias cada vez maiores com os consórcios, ganham força e devem representar uma das principais vias para alocação de recursos em projetos para engrandecimento da região.
Lavínia Thereza – Repórter/apresentadora da TV O Eco
Além de ser o consórcio meio legal para a reivindicação em bloco, representando forças políticas aliadas em busca de seus direitos, evidencia o amplo poder de negociação, uma vez que um município de pequeno porte, sozinho se torna frágil e muitas vezes chega a ser ignorado. Enquanto no consórcio, todos possuem força e voz, debatendo ideias, apresentado demandas e atuando unidos pelo avanço sócio econômico dessa região. Fabiana Mattos – Técnica da Diretoria de Planejamento Territorial da SEPLAN, órgão do Governo da Bahia que interage diretamente com os Consórcios, afirmou que a ideia é fortalecer os municípios através de ações via consórcio. Ela disse que alguns programas como as policlínicas Regionais e os complexos sistemas de aterros sanitários do governo, bem como, projetos em educação superior em parcerias público privadas (PPPs), comprovam a eficácia da feliz ideia do cooperativismo.
VEJA VÍDEO DOCUMENTÁRIO: