Para aliviar o calor intenso que castigava os municípios da nossa região, as previsões de chuva são animadoras para o fim de semana
Convivendo com o calor intenso, consequência do aumento da temperatura global, as preocupantes queimadas que se alastraram mais uma vez nas regiões serranas do nosso sertão, enfim, um fio de esperança e o alívio esperado. Desde a tarde desta quarta-feira(16), começando pelo Oeste e na madrugada desta quinta-feira(17) chegando de mansinho nas cidades do sudoeste, mas especificamente no Vale do Paramirim, as chuvas tão esperadas e previstas pelos meteorologistas, mudaram o tempo na região, amenizando o calor e reavivando a satisfação nos corações sertanejos.
Muitas nuvens carregadas já cobrem nosso Vale, com a promessa de chuvas em muitas áreas do sertão. As previsões são animadoras desde Dom Basílio, passando por Rio de Contas, Livramento e se estendendo até Oliveira dos Brejinhos, Ibipitanga e a região da Chapada Diamantina nos próximos dias. Destaque para o fim de semana, quando devem ocorrer maiores volumes de precipitações. Nos primeiros dias desta semana a sensação de abafamento e as elevadas temperaturas prevalecia, no entanto, confirmando as previsões que indicavam chuvas depois do dia 15, as temperaturas devem ficar mais amenas.
O Instituto Clima Tempo prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no sudoeste, oeste e Chapada Diamantina, há possibilidade de chuvas isoladas também em outros pontos da Bahia. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para o final de semana, também é esperada nebulosidade variável com a possibilidade de chuva.
Apesar de ter chovido no início do ano, o calor abrasivo castigou a região, preocupando em muito o sofrido povo que sempre sofre com a escassez das chuvas na região. Os mananciais que abastecem as principais cidades do evaporaram de forma significativa, além do uso indiscriminado que insiste em continuar, já incomodava, afinal, os volumes de água para irrigação para além do suficiente, sempre colocam em risco a demanda de consumo da população. A expectativa é que o tempo chuvoso permaneça para alegrar um pouco e trazer novas esperanças a essa gente sofrida e aguerrida. Esperamos que Deus “mantenha abertas às comportas do Céu” e derrame sobre esse “torrão” árido e seco, a chuva! Para a alegria do sertanejo!