Desde que assumiu em janeiro desse ano, já foram três licenças com o vice assumindo a prefeitura por 15 dias.
Nilo Augusto de Moraes Coelho (Nilo Coelho), 78 anos, exercendo o cargo de prefeito da sua terra, Guanambi, pela quarta vez, tornou-se o político que mais ocupou a chefia do executivo local, após ser eleito em novembro de 2020. Tem chamado a atenção de analistas políticos e da população regional os seus constantes afastamentos da função (três vezes em um espaço de oito meses), sempre pelo período de quinze dias e com as mesmas justificativas “tratar de assuntos pessoais”. Informações extraoficiais dão conta de que já existem boatos circulando nas rodinhas de conversas, de que o verdadeiro motivo das ausências seria para algum tipo de tratamento médico fora do seu domicílio. Boatos que não possuem qualquer indício de comprovação.
Como de praxe, em todas as ocasiões em que se desligou temporariamente, Nilo transmitiu o cargo para o vice-prefeito Nal Azevedo (DEM), que na última terça-feira (14), voltou a assumir a prefeitura de Guanambi interinamente pela terceira vez em menos de nove meses da gestão. Assim como das outras vezes, a transição de poder foi marcada por um ato de passagem do cargo, realizado, no gabinete do prefeito municipal. A cerimônia reservada contou com a presença de secretários municipais, vereadores, e de profissionais da imprensa. Após assinatura do termo, Nal Azevedo declarou que o lema da gestão é o mesmo da campanha: “É Nilo, Nal e nós! Estamos aqui para servir, para isso fomos eleitos”. Assim que finalizado o ato, o prefeito em exercício deu início à sua agenda de trabalho, despachando com os Secretários municipais e ouvindo reinvindicações dos vereadores.
Conforme já narrado anteriormente, o vice-prefeito assumiu o cargo por três vezes em 2021, sendo a primeira vez em 23 de março, logo em seguida voltou a comandar o executivo municipal em 6 de maio e agora, está no cargo desde ontem (14). Mesmo afastado, existe a expectativa de Nilo Coelho participar do voo inaugural da Azul na próxima segunda-feira (20), o que ainda não foi confirmado por sua assessoria. Está marcado para uma comitiva da prefeitura ir até Belo Horizonte, capital mineira, para participar da primeira viagem aérea da companhia ligando as duas cidades.