A comunidade de Érico Cardoso, que sempre soube decidir o que é bom, o que quer para a sua terra. Sabe honrar como ninguém as tradições e demonstrou isso na manutenção dos festejos juninos, numa harmonia e união que desfez quaisquer boatos, eliminando o vírus da discórdia que “alguns” tentam implantar no seio da população há algum tempo.
Realizar os festejos juninos sempre foi uma tarefa prazerosa de cada família da sede ou área rural, desde os tempos da fogueira, do bate papo e nos dias atuais no forró, arrasta-pé na praça. Nunca foi obrigatória a exclusividade do poder público, muito menos uma obcessão dos moradores e sim um prazer que é dividido, que é compartilhado com amigos de perto e de longe, o que provoca uma maior união das famílias que se divertem com os preparativos e com a festa em si.
A comunidade de Érico Cardoso é destaque pela capacidade de discernimento, pelo alto grau de inteligência que tem revelado verdadeiros mitos para o Brasil e para o mundo. É pelo São João que este povo se reúne, para se alegrar, rever amigos, parentes e ao som de boa música raiz, festejar a data com alegria, sem intromissões daqueles que em tudo querem enxergar políca ou politicagem.
O competente Secretário de cultura Edivaldo Flores, contando com um batalhão do amigos desta terra, consegue organizar diversos eventos, especialmente nestes dias de crise e seca, agradando a todos pela organização e zelo pelas tradições juninas.
A festa de São João foi ainda mais feliz com a nova praça, anúncio de novas obras que estão chegando, carreadas para Água Quente através do empenho da atual administração e da interferência decisiva dos parceiros.
Foi assim neste clima de muita empolgação, orgulho de ser aguaquentense e muita felicidade que aconteceu mais uma edição do São João. Uma festa que segundo o próprio Secretário, merece ser comemorada com estilo e grandeza, pois é a maior expressão da cultura popular, onde todos os filhos da terra se reúnem e recebem os visitantes para juntos festejarem no arraiá montado na praça.
Uma festa digna, uma grande confraternização que mantém viva a tradição junina herdada dos antepassados e hoje ganhou dimensões, reunindo anualmente pessoas da terra e amigos no mais aconchegante São João da Bahia, o São João de Água Quente.
O município conserva até os dias atuais os costumes, em cada casa tem quentão, canjica, comidas típicas e muito calor humano que é o forte deste povo hospitaleiro, que faz questão de brincar a tradicional quadrilha, que participa dos festejos e colabora para o sucesso do evento.
Falar da organização do evento é repetir o que narramos acima, tudo com a marca da união, simplicidade e competência, foi assim que o Secretário de Cultura e toda equipe encarregada, juntamente com os parceiros que amam Água Quente, comandaram toda preparação da grande festa. Uma decoração de bom gosto foi montada ao redor da Praça da Matriz, com muita sensibilidade e bom gosto, a ornamentação seguiu dando o toque interiorano que proporcionou um clima envolvente e tranqüilo. Ao lado da matriz foi instalado um palco profissional com toda a estrutura necessária, som de última geração, enfim, um projeto foi executado para que a festança de São João correspondesse com as expectativas do povo, dos milhares de visitantes que compartilharam da diversão,, do lazer e acima de tudo valorizar as tradições na realização dos festejos juninos, sem necessitar de palpite  ou interferência de estranhos ou aproveitadores.