O jovem prefeito de Novo Horizonte Itamar Lopes da Costa, tem conseguido neste início de mandato, agradar a maioria da população da sua terra. Tanto na sede do município, como também nas diversas localidades rurais, os moradores acreditam que o novo líder, fará um bom governo, pois possui humildade, já demonstrou competência no serviço público e encara as coisas com naturalidade e boa vontade.
Itamar já conhecia de perto o funcionamento da máquina administrativa, uma vez que, atuou por anos como Secretário. Não teve grandes dificuldades em organizar da sua maneira a casa, movendo peças importantes, trazendo novas  colaborações e  empreendendo o seu ritimo de trabalho na prefeitura, onde todos os órgãos a ela ligados, estão funcionando. Apesar das dificuldades iniciais, da seca e escassez de recursos, dentro do possível, pode-se considerar que o novo prefeito iniciou muito bem, mostrando a cara, participando das decisões e se colocando à frente dos novos projetos para a sua terra.
Novo Horizonte é um município que se orgulha da sua gente, das suas riquezas como a produção do Cristal e a excelente produção de alho que é exportado para todos os cantos do Brasil e até exterior. Baseado nesse potencial, o prefeito Itamar Lopes, informou a nossa reportagem, que, além dos diversos planos para a modernização da cidade, com novas pavimentações, a luta pelo esgotamento sanitário, urbanização, construção de moradias para famílias necessitadas, avanços na saúde, educação, infraestrutura e para a área social, juntamente com colaboradores, dentre os quais a primeira dama, traça planos ousados e futuristas, voltados para a qualificação da mão de obra na lavoura do alho e principalmente na busca de projetos viáveis no sentido de um melhor aproveitamento do produto que até então é cultivado em grande escala, sem maiores beneficiamentos.
A idéia, é a busca de mecanismos que facilitem a instalação da indústria de beneficiamento, do alho in natura, produzindo também molhos, temperos, pasta e diversos outros produtos derivados.
O prefeito explica que, Novo Horizonte, mais especificamente na região do Brejo, conhecida como O Vale do Alho, produz anualmente toneladas dessa especiaria, o que alavanca a economia local, porém, faz-se necessário maior suporte aos agricultores e familiares, acompanhamento técnico, orientações e parcerias especialmente no momento da colheita e comercialização, para que tanto os produtores, como o município, possam obter maiores benefícios. Itamar cita o exemplo do alho de segunda, que é vendido a preços irrisórios, sendo que, com a criação da indústria e capacitação das famílias na transformação, pode-se obter maiores lucros, menos desperdício e consequentemente a valorização do produto no mercado baiano, bem como para o resto do país.
É com este pensamento revolucionário e evolucionista, que a nova administração quer governar Novo Horizonte, gerando emprego e renda, zelando pelas suas riquezas e melhorando a cada dia a vida da população. Itamar disse ainda que outros projetos voltados para o beneficiamento do cristal, a atração e incentivo para a instalação de indústrias, fazem parte da sua plataforma de governo. Espera poder contar com o apoio necessário para colocar em prática diversas ideias, sem se descuidar da atenção cotidiana às demandas  que se apresentam na pauta do executivo municipal.