A abordagem da Polícia Militar se deu por volta das 19h30, tendo os policiais desconfiado das atitudes do vereador que estava na companhia de outro homem.
O vereador guanambiense Rafael Francisco Macedo (PT), foi detido na noite deste domingo (17), juntamente com um outro homem que não teve o nome divulgado. Os dois foram detidos portando drogas ilícitas em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A abordagem da Polícia Militar se deu por volta das 19h30, tendo os policiais desconfiado das atitudes suspeitas da dupla.
Com eles foram encontrados três pinos de substância semelhante à cocaína, uma porção pequena em um saco plástico da mesma substância e uma faca. O homem detido com o vereador não teve o nome divulgado. O suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi para aplicação das medidas necessárias. Um automóvel Chevrolet Prisma de cor branca foi recolhido ao pátio da Guatrans.
Realizados os procedimentos de praxe, ambos consignaram um termo que não autoriza que seus nomes sejam divulgados pela imprensa, no entanto, entendendo que o vereador é uma figura pública e que a informação é de de interesse público, optamos por ser divulgada a identidade do político.
De acordo com informações do portal Folha do Vale, ao ser procurado, o vereador não respondeu as mensagens, ficando, portanto o espaço aberto para os devidos esclarecimentos do edil. O petista foi eleito com 1.004 votos no pleito de 2016, o que representa pouco mais de 2% do eleitorado guanambiense.