FOTO: Whatsapp

Mais um episódio chocante e lamentável, que reflete o aumento assustador da  violência também nas pequenas cidades do nosso sertão. Um assassinato com características de execução, ocorreu na noite da sexta-feira da paixão (25/03), em uma lanchonete localizada na Av. Macaúbas, próxima a estação rodoviária de Paramirim.

O jovem que foi morto, era conhecido como Dê, era filho do já falecido Antônio Amigão, ele estava cumprindo pena em Salvador e, ao ser beneficiado com o indulto de Páscoa, retornou a Paramirim, apenas para passar o feriado com a família, depois retornaria ao presídio na capital.

Quando lanchava, por volta das 22:00hs, foi alvejado por diversos tiros, sendo socorrido, não resistiu e veio a óbito, o que provocou mais uma vez, muita comoção e medo na sociedade da tranquila cidade, que não aceita nem se acostuma com a evolução drástica da violência, provocada pelo envolvimento cada vez maior, de jovens com drogas e consequentemente com a vida de crimes.

O assassinato, cuja repercussão tomou as redes sociais, elevou o tom do debate sobre as verdadeiras motivações, dentre as principais suspeitas estão: acerto de contas, revanche e principalmente, o possível envolvimento com traficantes e outros criminosos. O jovem assassinado era sobrinho do empresário Idalinho, que há alguns anos, também teve uma morte trágica, cercada de mistérios e com requintes de extrema crueldade.

Logo após o ocorrido, fontes idôneas ligadas à Polícia Civil, informaram a nossa reportagem, que tanto a delegada, como os policiais civis e militares, estiveram em diligência, prenderam em flagrante um dos suspeitos de ser autor do homicídio. Segundo as mesmas fontes, o suspeito de prenome Rodrigo, trabalha como mototaxista e já havia sido preso por tráfico de drogas.

Informações da polícia, dão conta de que outros dois supostos envolvidos já foram identificados e estão foragidos. A delegada encontrou na residência de um dos suspeitos, uma arma que pode ter sido a utilizada no crime em questão.

As investigações policiais preliminares apontam que, tanto os suspeitos, quanto a vítima faziam parte de um mesmo grupo. Daí a suposição de que o ato foi consequencia de algum desentendimento entre os mesmos, ou seja, acerto de contas.

Na mesma noite de ontem (sexta-feira santa), foi presa no terminal rodoviário de Paramirim, uma mulher de Vitória da Conquista, portando mais de três  quilos de drogas. a mesma se encontra detida na delegacia local.

Diversos depoimentos postados acerca da origem de tais crimes; o crescimento dessa modalidade de assassinato em toda a região; os tempos de violência exacerbada que se faz presente nos mais longínquos recantos. Também as ações que devem e podem ser ampliadas para a proteção de crianças, jovens e adolescentes, através da prevenção, bem como formas mais eficazes no combate à crescente violência apesar das ações da polícia, dominaram as discussões.

Percebe-se que a sociedade regional se mobiliza, discute e se coloca em posição de alerta, buscando unir forças com a polícia, representantes do judiciário e demais órgãos, criando inclusive comissões e Conselhos de Segurança, que deverão passar de fato para a prática, buscando apoio, trabalhando em parceria, para que projetos eficazes possam ser desenvolvidos com urgência.

Tais ações devem ser colocadas em execução nas áreas de maior risco, para que jovens, filhos de boas famílias, cujos lares  são compostos de gente do bem, pessoas honradas e trabalhadoras , não se entreguem ao mundo do crime, tendo como porta de entrada, o acesso a entorpecentes, caminho sem volta, que arranca do seio familiar e da sociedade, pessoas que poderiam ter um outro destino na vida.

Parabéns ao trabalho da polícia, aos homens das Guarnições da PM, policiais e agentes da Civil, em especial da Delegada da Cidade de Paramirim Dr.ª Helena, que desde o ocorrido, se encontra de plantão, realizando diligências, tendo inclusive durante toda a noite e madrugada, efetuado prisões em flagrante, ouvido pessoas, acompanhando de perto todos os procedimentos. No fechamento desta matéria, atualizada às 08:13hs do sábado (26), notícias nos chegam de que as buscam continuam e um segundo suspeito foragido, acabara de ser localizado e preso.