A nova pesquisa que está registrada na Justiça Eleitoral, confirma liderança do candidato da oposição que tem 58,9% das intenções de voto. Diferença é de 21,1 pontos percentuais em comparação ao 2º colocado, Hyran Mendonça, que pontuou com 37,8%.

De acordo com o resultado da mais recente pesquisa realizada por iniciativa própria do Jorna O Eco, divulgada na manhã desta sexta-feira (27), indica que se a eleição fosse hoje, Zé Marcos estaria eleito, interrompendo uma sequencia de mandatos do grupo da situação. Na questão da intenção de votos estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos para a livre escolha do entrevistado, Zé Marcos aparece na frente com 58,9%, enquanto Hyran Mendonça, candidato apoiado pelo prefeito, surge em 2º com 37,8%. Apesar de ter desistido da disputa, o candidato Dey pontuou com 0,8%. Para 0,5% a intenção é de votar em branco, 1% indica intenção de anular o voto e 1% não soube ou não quis opinar.

Nesse cenário, a equipe de estatística elaborou os cálculos considerando apenas os votos válidos atribuídos a cada candidato. Assim, Zé Marcos obteria 60,4%, Hyran Mendonça 38,8% e Dey 0,8% dos votos válidos.

A pesquisa realizada entre os dias 21, 22, 23 e 24 de setembro, ouviu 384 eleitores da sede e área rural do município, utilizando uma amostragem aleatória estratificada com alocação proporcional, previamente elaborada pela profissional estatística. O levantamento estatístico possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e erro padrão de 5%, conforme está registrado no TSE sob o nº BA-08197/2024, obedecendo assim, todos os critérios exigidos na Lei Eleitoral e demais resoluções do pleito municipal de 2024.

O Eco mediu também o índice de rejeição atribuídos aos candidatos, avaliou a atual gestão municipal e colheu dos entrevistados a percepção sobre quem teria mais chances de vencer as eleições para prefeito de Rio do Pires. Nos gráficos, o leitor acompanha em detalhes o atual cenário encontrado pelo Instituto de pesquisas que é referência há mais de três décadas na região.