As comunidades estão incluídas na segunda etapa do programa Fala Bahia.

O sinal de celular está chegando para mais 20 distritos do Sudoeste, por indicação dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Para receber o importante serviço de comunicação, as comunidades já estão inclusas na segunda etapa do programa Fala Bahia, cujo processo de chamamento público para contratação de operadora foi aberto nesta quinta-feira, 28, pela Secretaria Estadual de Infraestrutura(Seinfra).

Os distritos incluídos são: Veredinha e Pradoso (Vitória da Conquista); Pajeu dos Ventos e Brejinho da Ametista (Caetité); Cafezal e Barra Nova (Barra do Choça);  Quaraçu (Cândido Sales);  Ibiajara ( Rio do Pires);Itajaí (Nova Canaã); Parafuso (Planalto); Nova Brasília (Ribeirão do Largo); Pilões (Candiba); Agrovilas 2 e 3, Parateca e Angico (Carinhanha); Alegre (Condeúba); Santa Rita (Boquira);  Açude e Pajeú (Macaúbas).

A abertura da chamada pública está sendo comemorada pelas comunidades, que passarão a contar com tão importante meio de comunicação nos tempos atuais. Os deputados já reforçaram os pleitos de lideranças locais para esses distritos,  por meio de indicações, pronunciamentos, audiências  e reuniões com os dirigentes da Seinfra. “Lutamos muito por esse serviço, porque o acesso ao celular tornou-se uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento econômico e social”, defende Waldenor. “Pelo celular é possível reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, como também ampliar o acesso à educação, à saúde, à cultura, à comunicação, à participação social e à informação”, ressalta Zé Raimundo.