Católicos de diversos cantos do Brasil, se preparam para retorno presencial dessa Romaria do mês de julho.

A 45ª Romaria da Terra e das Águas está sendo preparada para acontecer presencialmente, nos dias de 1, 2 e 3 de julho de 2022 em Bom Jesus da Lapa. Nesse ano, tem como tema “Ouvir e caminhar juntos: somos povos da terra e das águas” e como lema “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24, 15b).

“O avanço da vacinação nos fortalece de esperança, e dá a condição do retorno presencial da Romaria da Terra e das Águas. Isso nos enche de alegria, mas também de responsabilidade. Devemos continuar a seguir todas as normas de segurança e orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde enquanto responsabilidade social que nos cabe no cuidado da vida”. Disse um dos párocos organizadores.

“Ao longo da história as vacinas controlaram epidemias e pandemias, configurando-se como uma conquista do povo no acesso à saúde pública. Ser vacinado(a) é um compromisso individual e um pacto coletivo, uma escolha necessária para viver em sociedade!”, escreveu os organizadores na carta-convocatória.

Nesta edição, a romaria propõe como gesto concreto dos romeiros e romeiras, a doação de 1kg de alimento não perecível na Missa de Abertura, para serem doados às famílias em situação de vulnerabilidade econômica na região da Lapa.

A Romaria da Terra e das Águas é uma realização das dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barra, Barreiras, Irecê, Caetité, Jequié e Arquidiocese de Vitória da Conquista, com a Comissão Pastoral da Terra, Caritas NE3, Conselho Indigenista Missionário – Regional Leste e organizações e movimentos populares.