Pesquisa do Jornal O Eco revelou ainda elevada aprovação da gestão que é de 64%. Sendo que 70% dos entrevistados afirmam ter o município melhorado no novo período administrativo.

Uma das lideranças regionais que mais se destacou nos últimos anos, o Prefeito de Dom Basílio Roberval de Cássia Meira, que também comanda o Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Paramirim, teve a sua gestão avaliada através de pesquisa do Jornal e Instituto O Eco, que seguindo na conduta de informar com imparcialidade, sempre pautado na verdade  dos acontecimentos, realizou entre os dias 22 e 23 de novembro, um novo levantamento estatístico, ouvindo a opinião pública, com o objetivo de mensurar o desempenho do atual gestor municipal, bem como, o potencial de lideranças públicas que são cogitadas para o pleito eleitoral do ano que vem.

Pesquisadores, supervisores e chefes de campo, estiveram em Dom Basílio, ouvindo 316 pessoas da sede e comunidades rurais, obedecendo todas as normas e procedimentos legais e através de questões pré-elaboradas mediu o desempenho da atual equipe administrativa, aferindo a situação administrativa e também, obtendo uma prévia eleitoral, no que diz respeito à intenção de voto dos entrevistados para as eleições estadual e federal de 2022. Essa é uma fórmula ética, imparcial e transparente de análise, escutando diretamente o cidadão, dentro dos mais rigorosos parâmetros estatísticos, através do método de amostragem e técnicas consagradas.

O resultado obtido, cujo detalhamento o leitor acompanha nos gráficos, foi um índice de aprovação de 64%, entre ótima e boa, nesse início do segundo mandato de Roberval. Ressaltando que em outra questão, 70% afirma que o município melhorou e exatamente 79% das pessoas que responderam à pesquisa, confirmam que o prefeito está cumprindo totalmente ou em partes com as suas promessas de campanha. Segundo os profissionais graduados em estatística que realizaram o tratamento dos dados, esses índices refletem um excelente desempenho da equipe, o que transmite confiança ao cidadão. Registrando que a pesquisa possui um Intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e a Margem de erro padrão é de 5%.

Como sempre, o levantamento obedeceu a uma amostra elaborada de acordo com informações dos eleitores cadastrados no TRE-BA, distribuídos proporcionalmente segundo cotas pré-definidas de renda, profissão, grau de instrução, sexo e faixa etária.  A idoneidade do trabalho estatístico se comprova principalmente pelo histórico de coerência, que resultam em elevado nível de acertos nos prognósticos já realizados que constam nos bancos de dados do TRE-BA, TSE, CONRE e no próprio sito oficial da empresa. Os gráficos e demais dados exemplificam esse levantamento estatístico assinado pelo Jornal O Eco Ltda – CNPJ: 11.134.397/0001-20. CONRE: 8377.