Mais uma vez ,é hora de reflexão, análise e decisão quanto aos nomes que escolheremos para representar cada município da região na Assembleia Legislativa, Câmara e Senado Federal, além do futuro governador e do novo presidente da república, que serão escolhidos pelo sufrágio nas urnas em 07 de outubro próximo. Nomes que estarão no poder pelos próximos quatro anos.
Diante de tão importante episódio que repercutirá diretamente no destino do povo brasileiro e da nossa gente baiana, a equipe da Plataforma 4 Comunicação, em parceria com o Jornal O Eco/TV O Eco e a Revista Cidades, estarão empenhados em colher informações, detalhar situações de apoio dos diversos grupos políticos existentes nos municípios da nossa região. Divulgando encontros, reuniões políticas, propostas de candidatos e acima de tudo, informando com imparcialidade a real situação, através de pesquisas de intenção de votos.
Nossos profissionais já elaboram questionários, colhem informações junto às lideranças políticas, reunindo material que será publicado a partir de 15 de agosto, norteando o leitor sobre as alianças firmadas, quem está apoiando quem, o que cada candidato representa para o seu município e o que trazem de propostas que serão avaliadas pelos moradores da região onde atuamos.
Entrevistas, sabatinas e documentários deverão ser exibidos neste canal de notícias, que espera colaborar diretamente na divulgação ampla de todo o processo eleitoral, questionando especialmente os candidatos a deputados, senadores e oportunamente os candidatos a governador que andarem por estas bandas e estiverem ao alcance das nossas câmeras e microfones. Faz-se necessário ouvir o que já fizeram, bem como o que pretendem após terem os votos de uma região. Ao final, esperamos ter contribuído para que cada eleitor, cidadão, tenha esclarecidas as suas dúvidas e exerça o seu direito ao voto com consciência.
Além do jornal/TV O Eco como fonte de informações locais e regionais, antes de decidir quais serão os escolhidos, os eleitores podem se informar sobre os dados relacionados aos candidatos como situação jurídica, dados biográficos, relações de bens, entre outros, por meio de um sistema disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo TSE.
O portal oficial oferece as informações das prestações de contas (parcial e/ou final), com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros e/ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos. Dessa forma, o sistema disponibiliza, a partir do envio dos relatórios financeiros, informações sobre o financiamento das campanhas.
Caso um cidadão suspeite de irregularidade nos dados de um candidato, ele deve procurar o Ministério Público para apresentar uma denúncia. Para as eleições desse ano de 2018, é possível acessar o sistema também pelo smartphone de forma responsiva, ou seja, o sistema irá adequar-se automaticamente à visualização na tela do seu celular.