Previsão de chuvas para o Vale do Paramirim e toda a região. É o que informa o Instituto Meteorológico Clima Tempo. Apesar de pouco animadoras as previsões indicam certo alívio para municípios que vivem dias de emergência, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Passando por Rio do Pires, Ibipitanga, indo até Dom Basílio, a situação é grave.
Até municípios detentores de grandes reservatórios como Rio de Contas e Paramirim, vivem o risco do desabastecimento por conta do uso irregular e desenfreado das águas para irrigação. as chuvas tão aguardadas pelo sertanejo é motivo de alegrias e esperança no reabastecimento das barragens, garantia da segurança hídrica.
Em se confirmando as previsões, apesar de não indicarem longo período chuvoso, as precipitações podem significar também o alívio contra as queimadas e incêndios já registrados na nossa região. Em Paramirim, existe inclusive uma equipe do Corpo de Bombeiros, combatendo um incêndio na Serra Maria Roxa (Pedra Branca).
As previsões dão conta de chuvas esparsas, com trovoadas hoje (16) e amanhã (17), não somente no sudoeste, como no oeste e demais regiões da Bahia. As notícias que já circulam em diversos veículos de imprensa, trazem opiniões e depoimentos de especialistas sobre a previsão de pouca chuva no sertão, com tendência a estiagens longas, tudo isso, atribuído ao fenômeno meteorológico El niño que já se faz presente no Brasil neste mês de Outubro, permanecendo ao longo de 2018, provocando a escassez de chuvas em todo Norte e Nordeste.
Faz-se necessária a atenção de técnicos da área, bem como, medidas de prevenção por parte de autoridades e entidades que atuam diretamente na prevenção aos efeitos de fenômenos climáticos que podem ser minimizados com ações concretas e eficazes.
Nunca é demais ressaltar as irregularidades, abusos praticados contra os reservatórios, a ausência total de fiscalização, tendo como consequência danosa o esvaziamento quase que total de reservatórios como o Zabumbão, que hoje agoniza.
Apenas lembrando aos gananciosos, que somente olham para o seu umbigo, para aqueles demagogos que se utilizarem desta problemática como bandeira política, que se não houver um verdadeiro levante em defesa do Zabumbão, todo o Vale do Paramirim corre sério risco de em poucos anos, ver a nossa maior riqueza sem condições de uso. O grande problema está no desperdício, com sistemas arcaicos de regos de irrigação por inundação, que além de prejudicarem o solo, provocam a evaporação de milhões de litros. Sendo mais grave a falta de cuidados com todo o complexo da bacia.