Um fenômeno raro por estas bandas da Bahia, chamou a atenção de moradores de alguns municípios da nossa região na tarde deste sábado. Além de fortes ventos, uma chuva abundante caiu em praticamente toda microrregião, atingindo com mais força Vitória da Conquista, Rio de Contas, Livramento e Paramirim. Nestes municípios choveu granizo, um fenômeno raro no sertão e por isso tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Para que se tenha uma ideia, no povoado de João Vaz, área rural de Rio de Contas, bem como na sede de Paramirim, as pedras assustaram os moradores, que gravaram vídeos do momento. As imagens amadoras mostram a chuva de granizo que atingiu também um dos pontos mais altos na Chapada. Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas.

O fenômeno – atribuído ao encontro de uma frente fria com uma massa de ar quente, ocorre quando se formam as chamadas cúmulos-nimbos, nuvens gigantes que chegam a 15 quilômetros de altitude. Mas bastam 5 quilômetros (onde a temperatura já é inferior a 0ºC) para que as gotinhas de água que formam a nuvem virem pedras congeladas. E, quanto mais sobem as cúmulos-nimbos, maiores vão ficando os granizos.

Felizmente, eles só chegam ao solo quando as correntes de ar que os empurram para cima são mais fracas do que as que os direcionam para baixo – o que dificilmente acontece. Em dias mais quentes, a pedrinha derrete na atmosfera e cai em forma líquida. A ocorrência de chuva de granizo é mais frequente nas regiões tropicais ou subtropicais. No Brasil são observadas “chuvas de pedras” mais frequentes nas áreas montanhosas de São Paulo e de Santa Catarina, onde se cultivam frutas de clima frio. “Não há, no entanto, estatísticas confiáveis sobre o assunto. No nosso nordeste, essa é uma novidade que causa alvoroço e temor.