Talvez para justificar visita de avião e diárias, Deputado José de Arimateia deu margem a notícias falsas sobre a barragem.

Há décadas o jornal O Eco acompanha e denuncia diversas agressões ao meio ambiente, omissões de autoridades e as consequências danosas provocadas pela ação humana no Vale do Paramirim, com ênfase nas degradações das nascentes, poluição e estado de abandono do lago da Barragem do Zabumbão, principal fonte de abastecimento de milhares de famílias nos municípios da região. Nossa missão jornalística denunciou por inúmeras vezes irregularidades, incluindo o antigo problema enfrentado pela ausência de um sistema eficiente de esgotamento sanitário no município de Érico Cardoso, o que culmina com o derramamento de esgotos domésticos no leito do rio.

Esse problema é de conhecimento público e todos concordam que será necessário um esforço conjunto do governo estadual, órgãos e autarquias federais, que em suporte ao poder público municipal, devem elaborar e executar um amplo projeto de esgotamento sanitário que elimine por completo a dispensa de esgoto in natura das residências e estabelecimentos comerciais no leito e consequentemente no lago da Barragem do Zabumbão. Vale ressaltar que, há mais de dez anos, por perseguições políticas, o ex-ministro da Integração Nacional – Geddel Vieira Lima (hoje preso por corrupção), proibiu que o município de Érico Cardoso estivesse incluso no cronograma que contemplou municípios abaixo da Barragem como Botuporã, Tanque Novo, Caturama e Paramirim (inacabado).

O jornal O Eco chegou a denunciar na época, que ignorando os diversos pedidos do então prefeito Dr. João Paulo, Geddel deixou de fora Érico Cardoso, onde estão localizadas as principais nascentes do Vale. “Irresponsabilidade sem tamanho, por capricho, deixaram de fora o município fonte, que mais necessitava do esgotamento. Essa é uma obra de grande porte, que infelizmente a prefeitura não possui recursos para custear. No entanto, graças a uma luta nossa junto com o Deputado Federal Cláudio Cajado, conseguimos uma emenda de R$ 5 milhões de reais para essa finalidade”. Disse o atual prefeito Dr. Érico, que é médico e conhece muito bem os benefícios das obras de tratamento do esgoto doméstico. “Estaremos nos empenhando ao máximo para incluir o município com 100% das residências atendidas, pois temos consciência da urgência dessas obras para nosso município e região”. Afirmou o gestor.

Ocorre que, depois de uma visita relâmpago de um deputado que sequer conhece a realidade da barragem e as verdadeiras causas do abandono em que se encontra, talvez para justificar a sua viagem de avião ou as diárias parlamentares, José de Arimateia divulgou um relatório com suposições, afirmando por “ouvir dizer” que os funcionários da Embasa e alguns vereadores de Paramirim, teriam confirmado a suposta descarga de lixo hospitalar do Município de Érico Cardoso na Barragem. O posicionamento do deputado que no mesmo relatório declara não haver qualquer situação anormal ou falta de manutenção na barragem, provocou uma onda de Fake News, replicadas por blogs desinformados, que inundaram a região com a falsa notícia do lixo hospitalar de Érico Cardoso, na Barragem do Zabumbão.

Zelando pela transparência e veracidade da notícia, nossa reportagem estranhou o fato, pois, O Eco acompanha de perto todos os acontecimentos envolvendo a situação do Zabumbão, sempre alertando os moradores sobre qualquer nova ameaça. Esse fato não foi confirmado nas verificações in loco. Procuramos o prefeito do município, que negou veementemente as afirmações do deputado e vereadores e classificou-as de difamatórias e levianas. Dr. Érico reafirmou que “é inaceitável um deputado que se diz da Comissão do Meio Ambiente, homem público que deveria zelar pela verdade dos fatos, esteja espalhando tamanha mentira. Estamos solicitando uma investigação profunda sobre essas falsas acusações levantadas, para que as providências sejam tomadas no sentido de reestabelecer a verdade para a população. Todos conhecem a nossa postura como profissionais de saúde e nossa responsabilidade como gestor. Esses ataques gratuitos a nossa cidade, certamente tem objetivo politiqueiro e demagogo, que serão desmascarados”. Declarou o prefeito.

O fato é grave, pois envolve o meio ambiente e as acusações de representantes políticos (Deputado e vereadores), provocaram alvoroço na sociedade. Nossa reportagem que acompanha o desenrolar dos acontecimentos, recebeu também da Empresa COMLURB Tratamento de Resíduos, que presta serviços na coleta do lixo do Hospital Municipal de Érico Cardoso, uma nota de esclarecimento, que detalha todo o procedimento na coleta, transporte, tratamento térmico e disposição final do lixo em questão. VEJA NOTA:

ACOMPANHE OUTRAS REPORTAGENS SOBRE ESSE TEMA: https://oecojornal.com.br/deputado-da-comissao-de-meio-ambiente-faz-visita-relampago-e-diz-que-zabumbao-nao-esta-em-risco/