Incêndio já destruiu área de mais de 600 hectares entre Rio de Contas e Livramento

Um novo incêndio de grande proporção que atingiu uma área que abrange os municípios de Livramento e Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, na terça-feira (29), segue sendo combatido por bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) nesse sábado (02). Já foram mais de 600 hectares atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 600 campos de futebol.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas.

De acordo com a Sema, já houve uma redução do fogo nas áreas que foram empregados esforços. Foram disponibilizados cinco veículos terrestres e um helicóptero do Graer para atuar no deslocamento das tropas para áreas de difícil acesso.

A Sema informou que, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará um sobrevoo por toda área atingida ainda hoje (02) e depois vai se reunir com as equipes de combate para planejar novas ações de controle dos incêndios.

Já na região do Pico do Barbado, município de Abaíra, foram encaminhados oito brigadistas e dois bombeiros para atuação e avaliação e monitoramento de áreas já combatidas. As gestões municipais de Rio de Contas e Abaíra também dão suporte ao trabalho das equipes.

BOMBEIROS RECOMENDAM: Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.