Em tão pouco tempo de governo, a Equipe Gestora da Educação Tanquenovense já mostra “pra que veio”. Com um governo totalmente democrático e centrado no trabalho o prefeito José Messias Carneiro conseguiu, num período curto de tempo, implantar uma forma nova de governar, jamais vista no município de Tanque Novo. “Nosso governo está pensando no trabalho e na melhoria da Educação de nossa Terra, queremos governar para todos e com todos os professores, não importando para quem tenham votado na última eleição, queremos ver os professores trabalhando com alegria.” Disse o prefeito Dedé num comentário durante a Jornada Pedagógica 2013, mostrando-se, assim, que não está preocupado em perseguir funcionários e demais profissionais do Governo Municipal
A Secretaria de Educação e Cultura dá um verdadeiro exemplo de conduta e trabalho, apesar de haver encontrado a Máquina Administrativa totalmente sucateada física e como moralmente, mesmo porque todos os programas dos governos Federal e Estadual estavam com pendências e erros, sem falar naqueles que o Município deixou de aderir, por ineficiência ou inércia dos responsáveis do governo passado, deixando, assim, de avançar na qualidade da educação oferecida a toda a clientela escolar.
A beleza das escolas que já reformadas mostra a assiduidade e a qualidade do trabalho dessa equipe, em contraste com o horror e a feiúra de nossas Unidades Escolares de antes, pintadas com um vermelho que apertava a vontade de estudar dos alunos, sem falar do estado de depredação e verdadeiro descaso e abandono.
Os serviços da Educação jamais seriam moralizados se não investisse na qualidade das escolas, e, pensando nisso, em pouco tempo, o Governo Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura do Município, de forma bem pensada e arquitetada, iniciou um trabalho de melhoria na estrutura de todas as escolas municipais, colocando em prática um projeto de reestruturação de todas as Unidades Escolares, de sorte que, o Município irá atingir um patamar jamais visto na região, – uma promessa de campanha.
Outro avanço ocorreu com relação à merenda escolar, que teve um salto de qualidade jamais visto em Tanque Novo, pois entrou para a história do Município o fato de ser oferecida, já no primeiro dia de aula, uma alimentação de qualidade em todas as escolas, ao contrário de antes, que oferecia cardápios diferenciados entre as escolas da sede e as escolas rurais.
Também, houve a ampliação do Transporte Escolar, com o atendimento de muito mais comunidades rurais, além da cobertura de todos os bairros da Cidade, cujo mérito maior não é esse e sim, a qualidade desses serviços oferecidos, pois foi definitivamente banido o transporte escolar em carros abertos, independentemente de seu local de residência, ao contrário de antes conduziam estudantes em picapes e caçambas de camionetes, tendo inclusive, registros de acidentes envolvendo estudantes durante o trajeto escolar.
No mês de abril próximo passado, a Educação de Tanque Novo deu um passo importante para se chegar à cidadania sonhada pelos educadores e pais de alunos, com a implantação do Projeto Esporte na Educação que visa colocar o esporte como alternativa de valorizar a vivência em conjunto através do esporte, e participarão do projeto alunos que se interessarem a aulas de futebol, basquete, vôlei, capoeira e dança. O sucesso foi tanto que as vagas foram esgotadas nos primeiros dias de inscrições, levando a Secretaria de Educação e Cultura a pensar na ampliação do público.
Além deste, a Educação tanquenovense contará com outros projetos importantíssimos e imprescindíveis a excelência da Educação. Ao longo do ano, serão colocados em prática os projetos de Reestruturação da Biblioteca Pública da cidade, onde este espaço oferecerá atividades, aos visitantes de cinema, teatro, leitura dramatizada, pesquisa e internet. Ainda serão organizadas visitas de todas as turmas às instalações da Biblioteca Pública, garantindo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer e realizar suas pesquisas. Outro projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, não menos importante, é o Projeto de Acompanhamento, Monitoramento, Diagnóstico e Avaliação do Desempenho Estudantil de toda Rede Municipal de Ensino. Com esta nova ferramenta a SMEC visa diagnosticar, precocemente, supostas deficiências do ensino-aprendizagem e desenvolver Planos de Ação, envolvendo professores, escolas e a própria Secretaria de Educação para que os problemas sejam resolvidos antes mesmo do término do ano letivo, pois assim os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de aprendizagem terão uma oportunidade de melhorar a sua capacidade, por meio de atividades extra-classe, desenvolvidas exclusivamente para a demanda de cada turma.
Mesmo com a drástica diminuição dos recursos públicos destinados ao Município de Tanque Novo, o Prefeito Dedé concedeu um aumento salarial 8% (OITO POR CENTO) a todos os profissionais da educação, reforçando o seu compromisso em valorizar e reconhecer o trabalho dos professores tanquenovenses, sem falar nas mudanças do Plano de Carreia da categoria que em breve, será levado à Câmara Municipal para a sua aprovação.
Com mudanças inteligentes a Nova Equipe mostra que é possível resolver problemas e melhorar a qualidade de nossas escolas e de todos os serviços destinados aos estudantes, sendo motivos de elogios, inclusive, por parte dos adversários políticos.
Com Informações da ASCOM (Secretaria de Educação de Tanque Novo)