Lula e Jerônimo terão de transformar promessas em entregas diante de restrições financeiras e pressões políticas. Os municípios baianos precisam de recursos e prazos, e a população não pode continuar esperando indefinidamente.

A eleição terminou, mas os problemas que afligem a população permanecem. Filas na saúde, estradas deterioradas, falta de água, obras interrompidas e serviços insuficientes exigem respostas. Reeleitos, Lula e Jerônimo Rodrigues terão de enfrentar uma realidade em que as necessidades superam os recursos disponíveis. O desafio será estabelecer prioridades e demonstrar como cada compromisso será financiado.

No plano federal, Lula precisará construir maiorias na Câmara e no Senado. Seu campo político não dispõe sozinho dos votos necessários para sustentar a agenda do governo, ampliando a dependência de negociações com outras bancadas. A composição partidária não determina antecipadamente todas as votações, mas torna a articulação indispensável para aprovar medidas fiscais, investimentos e políticas sociais.

Essa negociação ocorrerá sob forte pressão financeira. Em agosto de 2026, a dívida bruta do governo geral, que abrange União, estados e municípios, estava próxima de R$ 11,1 trilhões, ou 82,9% do Produto Interno Bruto. Na proposta orçamentária para 2027, aproximadamente 92% do limite de despesas está comprometido com obrigações legais. A margem para ampliar serviços e investimentos é estreita. Preservar a proteção social, revisar benefícios tributários e conter desperdícios exigirá escolhas difíceis e responsabilidade compartilhada entre Executivo e Congresso.

Na Bahia, Jerônimo enfrentará a pressão dos prefeitos por recursos para obras e benefícios urgentes. Os dados consultados indicam dívida consolidada estadual próxima de R$ 39,3 bilhões no segundo quadrimestre de 2026. Embora o endividamento líquido esteja abaixo do limite legal, isso não significa dinheiro livre para atender simultaneamente todas as cidades. A proposta estadual para 2027 prevê R$ 9,8 bilhões em investimentos, cuja execução dependerá da arrecadação, dos financiamentos e da preparação dos projetos.

O governador precisará conciliar grandes empreendimentos com demandas que não podem ser adiadas no interior. Para quem depende de transporte para tratamento médico, abastecimento regular ou uma estrada transitável, anúncios não resolvem a urgência cotidiana. Prefeitos precisam de previsibilidade sobre convênios, contrapartidas e repasses para organizar suas administrações e evitar que compromissos assumidos se transformem em novas frustrações.

As obras paralisadas tornam essa cobrança ainda mais necessária. Os problemas documentados exigem planejamento para a retomada e transparência sobre os obstáculos. Existem noticias de paralisações em obras estaduais em muitos municípios, mas o quadro conhecido justifica possuir uma relação pública dos empreendimentos pendentes, com responsáveis, recursos necessários e datas de conclusão. Antes de multiplicar anúncios, o governo precisam explicar o destino do dinheiro aplicado e as condições para concluir o que começaram.

Deputados e senadores também devem responder pelas promessas feitas nas cidades onde buscaram votos. Cabe aos parlamentares atuar na aprovação dos orçamentos, fiscalizar sua execução e acompanhar os compromissos que anunciaram. Além de cumprirem com sua parte no que diz respeito às emendas parlamentares, recursos estes que são fundamentais para o custeio da saúde, por exemplo. A responsabilidade não termina com a indicação de uma emenda ou com a divulgação de uma fotografia. O resultado que interessa ao cidadão é o recurso aplicado e o serviço funcionando.

O Jornal O Eco permanecerá ao lado do povo e dos prefeitos na cobrança intensa por investimentos, tratamento justo e cumprimento dos compromissos. Esse posicionamento também exige transparência e boa aplicação dos recursos pelas administrações municipais. A necessidade de uma cidade não pode ser subordinada à filiação partidária de seu prefeito, e nenhuma autoridade deve receber um cheque em branco depois da eleição.

Não é realista esperar que todas as demandas acumuladas sejam resolvidas em poucos meses. É possível, porém, exigir desde já prioridades claras, cronogramas verificáveis e avanços nas necessidades mais urgentes. O aperto financeiro precisa ser explicado, mas não pode se transformar em justificativa permanente para a omissão. Presidente, governador, senadores, deputados e prefeitos assumiram compromissos com a população. Agora, devem prestar contas de como e quando pretendem cumpri-los.