Iniciou-se ontem (11), com o acolhimento dos participantes, palestras de autoridades e convidados, oficinas temáticas, distribuição de fardamento e equipamentos aos profissionais, dentre outras atividades, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Ibipitanga, que terá continuidade hoje (12), no Salão Paroquial, localizado na Avenida Clériston Andrade, na sede do município. Uma organização da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, que debatem temas importantes, avaliando os diversos serviços prestado pelo setor.

O evento reúne profissionais das diversas áreas de saúde, como agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros, auxiliares, pessoal do setor administrativo, representantes do governo municipal e dos usuários do Sistema Único de Saúde que juntos apontam sugestões e propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde no Município, no Estado e no País. As propostas que estão sendo discutidas, visam contemplar três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Ibipitanga tem avançado nas diversas vertentes que oferecem atendimento de saúde aos moradores. O município comemora a ampliação de toda estrutura física, capacitação, contratação de mais profissionais e consequentemente, disponibilização de atendimento qualificado, que melhora a qualidade de vida, com maior conforto e dignidade. Exemplo disso, são as diversas campanhas, efetivação de programas e a boa gestão da rede municipal, que conta hoje, com postos de atendimento nos diversos povoados e na sede, além do Hospital Municipal totalmente reformado.

Contando com a presença de lideranças políticas e comunitárias, o evento discutiu eixos temáticos, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), financiamentos adequados e suficientes para o Sistema de Saúde como direito. Ao final, os participantes da Conferência devem eleger os delegados que representarão o Município de Ibipitanga na Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer no próximo mês de junho.

De acordo com Magda Macedo, Secretária Municipal de Saúde de Ibipitanga, “a Conferência tem como objetivo discutir as políticas públicas voltadas para a Saúde, na qual está sendo oferecida aos participantes, a oportunidade de analisar as prioridades, formular ideias no âmbito do município, do estado e da União. Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais, Estadual de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS”. Informou Magda, ressaltando que, “as propostas definidas serão apresentadas, por delegados representantes do governo municipal, trabalhadores do setor de saúde e dos usuários, na Conferencia Estadual de Saúde”.

Fotos: Edy Produções