Marivalda Pereira (PT) é a primeira representante da categoria a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Diversas autoridades e representantes das ACS do Brasil estiveram presentes ao ato de posse.

Tomou posse na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Marivalda Santos Pereira, do PT. Ela assumiu o mandato parlamentar no lugar do deputado reeleito Tum, que se licenciou para assumir a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. O primeiro suplente da coligação, o ex-deputado Hildécio Meireles, atual prefeito de Cairu, que abdicou do direito de concluir o mandato do titular, agora secretário de Estado, permanecendo à frente da prefeitura municipal.

A cerimônia foi dirigida pelo presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes, que manifestou a sua satisfação em empossar a deputada Marivalda Pereira, conhecida como Valda da ACS (Agente Comunitária de Saúde) – categoria que representa no meio político e sindical.

Os deputados Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia, Samuel Júnior, além deputado eleito Leandro de Jesus e do próprio secretário TUM prestigiaram o ato de posse. Familiares, dirigentes da entidade que congrega aos Agentes Comunitários de Saúde na Bahia e no Brasil também se fizeram presentes.

Para o presidente Adolfo Menezes, a assunção do mandato por uma representante dessa categoria, os agentes comunitários de saúde, “importante, como são os agentes comunitários de saúde, indispensáveis para o bem-estar dos brasileiros, seja na prevenção, seja no impedimento de disseminação de doenças é um fato a ser comemorado por todos, pois coloca no primeiro plano a luta diuturna dos integrantes desse grupo a quem todos muito devemos”.

Ele considera como um primeiro e importante passo, que também amplia a presença de mulheres na política e em cargos públicos: “A mulher deve ser e estar onde ela quiser”, declarou o presidente, ao destacar a grande participação feminina nos governos federal e estadual recém-empossados”.

A deputada Val da ACS agradeceu, em primeiro lugar, “a Deus, de todo o coração, porque Ele está em todas as coisas, inclusive nesta solenidade de posse”, e aos colegas de profissão por ter chegado onde chegou, na Assembleia Legislativa da Bahia. Ela garantiu que foi a agente comunitária de saúde “mais votada do Brasil” e agradeceu, também, ao hoje secretário de Agricultura Tum, “pela sensibilidade de olhar para a nossa categoria, prometendo trabalhar para fazer quatro anos em um mês e reafirmando a disposição de permanecer na vida pública”.

A suplente de deputada estadual Valda ACS é também ex-candidata à prefeitura de Guanambi, cargo que disputou em 2020 já pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Valda Pereira é natural de Guanambi, tem 53 anos, ensino médio completo, é casada e servidora pública municipal.