Com a licença ambiental do INEMA, as obras estão liberadas e a expectativa é que dentro em breve, o novo reservatório interligue o SIAA (Sistema Integrado de Abastecimento de Água) da adutora do Zabumbão no Vale do Paramirim.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu a licença ambiental para a construção da Barragem do Rio da Caixa, localizada à jusante da Barragem de Zabumbão, em Rio dos Pires. A construção da barragem prevê um volume de acumulação previsto de 30 milhões de metros cúbicos (hm³), para atender os municípios de Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas e Paramirim, além do município de Tanque Novo.

A informação sobre a liberação do Inema para a obra foi compartilhada pela Prefeitura de Paramirim em suas redes sociais. De acordo com a gestão do município, projeto prevê ainda que as Barragens do Zabumbão e do Rio da Caixa sejam interligadas, dessa forma, se no futuro, a cidade enfrentar problemas de falta d’água, a nova barragem servirá para abastecer a população.