Em consulta junto à Receita Federal, O Eco descobriu que o CNPJ informado nas mensagens não é de fato da operadora Vivo, mas de uma empresa individual aberta em maio de 2020

Usuários de celular tem recebido SMS (mensagens de texto) com descontos nas faturas da operadora Vivo por meio de Pix, porém o “beneficio” é o novo golpe aplicado por criminosos. A mensagem destaca um “super desconto” e informa um número de CNPJ para ser utilizado como chave na hora do pagamento via Pix e ainda é estipulado uma data próxima para o final da promoção

O jornal O Eco fez uma consulta junto à Receita Federal e descobriu que o CNPJ informado nas mensagens não é de fato da operadora Vivo, mas de uma empresa individual do tipo MEI (Microempreendedor Individual), aberta em maio de 2020 com o nome fantasia de “CT Pagamentos”.

A operadora Vivo informou que não envia mensagens ou promoções por SMS e também não recebe pagamentos por PIX com chave CNPJ, intensificando o aviso, a operadora tem enviado um SMS para seus clientes: “Atenção! A Vivo não envia promoções de desconto em fatura por SMS e nem aceita pagamento por Pix CNPJ. Desconsidere qualquer mensagem recebida“

Especialistas em segurança recomendam que usuários não cliquem em links enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail, principalmente de fontes desconhecidas ou suspeitas. Na dúvida, consulte sites e canais oficiais do atendimento das operadoras ou entre com serviço de atendimento ao consumidor das empresas.