Município deixou de figurar como um dos piores no ranking regional, galgando importantes degraus do progresso nos últimos anos.

Não é preciso voltar muito no tempo para que a história remeta o município de Boquira a tempos sombrios, abusos de poder, chefes políticos indiciados em crimes de corrupção, obras públicas abandonadas, saúde aos frangalhos, incompetência aliada a falta de vontade administrativa, enfim, ausência total de obras e ações o que desencadeava piora constante na qualidade de vida da população. O sentimento de abandono era visível, aumentando a sensação de impunidade dos poderosos caciques da época. Era esse o cenário de desengano experimentado por décadas.

A conscientização, aliada ao desejo de união em prol do coletivo, alavancou esta terra que, a partir de um novo conceito de gestão, demonstra na prática a transformação com a força do trabalho e ideias futuristas. A julgar pela satisfação popular na sede e área rural, demonstrações de evolução na consciência coletiva, Boquira nunca mais regressará aos tempos dos coronéis, não mais existe a manipulação de um povo que vive livre e deseja avançar, independente de opções políticas, as famílias esclarecidas provocaram a revolução e estão no comando, gerindo seus destinos, sem medo nem peias.

É gratificante observar uma terra de gente honrada alcançar conquistas tão relevantes. Não por favor ou barganha, mas pela postura de um povo que exige o que merece, pois uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa, uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um. Neste 06 de abril de 2020, o município de Boquira completa 58 anos de emancipação, e hoje, nada mais justo, que parabenizar o povo boquirense, gente guerreira que tem vontade de vencer! Gente que através do seu trabalho diário, promove o desenvolvimento desta terra querida e respeitada!

Nossa reportagem ouviu do atual prefeito Luciano da Farmácia, que afirmou: “fazer um município mais justo, mais equilibrado socialmente e melhor para se viver é um trabalho que tem de ser feito todos os dias, e é um dever e compromisso de todos” Luciano lembrou que “o município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, se tornando uma cidade referência para as demais da região”. Refletindo sobre a situação de crise no mundo com impacto no município, o gestor ressaltou que o foco total está em ações que protejam os mais vulneráveis.

Luciano lamentou as duras medidas de afastamento social dos dias atuais, “estou ciente das dificuldades que cada um de nós estamos enfrentando, isso nos foi imposto pelo destino, porém, deixo a minha mensagem de esperança, isso também iremos vencer juntos! Essa pandemia do coronavírus não irá nos aniquilar e em breve estaremos a nos abraçar. Solidarizo-me com todos os moradores da minha terra, aproveitando para parabenizar cada cidadão que aqui vive, reafirmando o compromisso de continuarmos trabalhando para o desenvolvimento do nosso município, e junto com o povo boquirense fazermos uma cidade cada vez melhor.” finalizou o gestor.